Expressão Escrita para a Comunicação Social

Métodos de Ensino

– Exposição e explicação dos assuntos e conceitos pela professora e esclarecimento simultâneo de

dúvidas durante a abordagem teórico-prática dos vários conteúdos programáticos.

– Leitura e apreciação crítica, por parte dos alunos, de textos propostos pela professora.

– Resolução de exercícios para aplicação dos conhecimentos adquiridos em aula.

 

A avaliação contínua efetivar-se-á com base nos seguintes parâmetros:

– participação dos alunos nas aulas (5%)

– trabalhos de produção escrita realizados ao longo do semestre (15%)

– teste de avaliação 1 – 40%

– teste de avaliação 2 – 40% 

 

Exame – 100%

Resultados de Aprendizagem

1.Utilizar com propriedade as regras da língua portuguesa na comunicação escrita;

1.1 Identificar, compreender e corrigir erros ortográficos.

2. Dominar modelos e técnicas de redação – resumo, síntese e descrição – de acordo com diferentes tipologias textuais.

2.1 Redigir textos coesos e coerentes.

Programa

1 – Características gerais da escrita

2 – Questões de Coesão e de Coerência textuais:

2.1 – Levantamento de problemas linguísticos frequentes e esclarecimento de dúvidas.

3 – Gramática e Ortografia – o erro: tipologia e correção

4 – Modelos e técnicas de redação

4.1 – resumir

4.2 – sintetizar

4.3 – descrever

Docente(s) responsável(eis)

Sónia Teresa Simões da Costa

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Assiduidade e Participação - 5.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 15.0%
  • - Mini Testes - 80.0%
Exame
  • - Assiduidade e Participação - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

ESTRELA, Edite, SOARES, Maria Almira, e LEITÃO, Maria José, Saber Escrever, Saber Falar, 6ª edição, Lisboa, Dom Quixote, 2006.

ESTRELA, Edite e PINTO-CORREIA, David, Guia Essencial da Língua Portuguesa para a Comunicação Social, Edição do II Congresso dos Jornalistas Portugueses, Mem Martins, 1998.

GIGUEL, Françoise, Como Resumir Textos, Porto, Porto Editora, 1990.

KOCH, Ingedore Villaça e TRAVAGLIA, Luiz Carlos, A Coerência Textual, São Paulo, Editora Contexto, 2006.

NOGUEIRA, Rodrigo de Sá, Dicionário de erros e problemas de linguagem, Lisboa, Clássica Editora, 1995.

PERES, João Andrade e MÓIA, Telmo, Áreas Críticas da Língua Portuguesa, Lisboa, Caminho, 1995.

ROCHA, Maria Regina de Matos e COSTA, José Mário, Cuidado com a Língua, Lisboa, Oficina do Livro, 2008.

Dicionários; Prontuários; Gramáticas e Websites.