Atelier de Comunicação e Redes Sociais

Métodos de Ensino

O desenvolvimento das competências previstas nesta unidade curricular é potenciado por metodologias baseadas em sessões expositivas e activas, nas quais se explora a capacidade dos alunos para ler e interpretar informação bibliográfica e de executar tarefas de produção jornalística para redes sociais.

A  Avaliação Contínua terá como eixo os trabalhos práticos realizados (Trabalho individual – 60 %; Trabalhos de grupo – 40%).

A avaliação por exame, a realizar no final do ano lectivo, será baseada na realização de uma prova escrita, que versará sobre a totalidade do programa.

Resultados de Aprendizagem

Promover um olhar jornalístico para a oferta de informação através da Internet – Compreender o comportamento diferenciado do consumidor de notícias na Internet – Executar produtos jornalísticos para os suportes da Internet – Reflectir sobre o futuro do jornalismo perante as possibilidades emergentes de distribuição de conteúdos, produtos e serviços.

Programa

1 – Redes Sociais:

 – 1.1. As redes sociais na Internet;

 – 1.2. Difusão de Informação em Redes Sociais;

 – 1.3. Os meios de comunicação e as redes sociais.

 2. Media sociais:

 – 2.1. Ferramentas de media sociais;

 – 2.2. Como as redes sociais estão a mudar os media;

 – 2.3. Prós e contras dos media sociais.

3. Laboratório em aula

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

DUNHAM, R. S. (2019). Multimedia Reporting : How Digital Tools Can Improve Journalism Storytelling. Singapore: Springer Verlag.

HJORTH, L. & HINTON, S. (2019). Understanding Social Media. London: SAGE Publications Ltd.

JENKINS, H. (2006). Convergence culture: where old and new media collide. New York: New York University Press.

NEWMAN, N. (2021). Journalism, Media, and Technology Trends and Predictions 2021. The Reuters Institute for the Study of Journalism. U.K.

Quandt, T., & Singer, J. B. (2009). Convergence and Cross-Platform Content Production. In K. Wahl-Jorgensen & T. Hanitzsch (Eds.), The Handbook of Journalism Studies (pp. 130–144). New York: Routledge.

Quinn, S. (2009). Convergence Journalism: The Fundamentals of Multimedia Reporting. New York: Peter Lang Publishing Inc.

Thornburg, R. M. (2011). Producing Online News – Digital Skills, Stronger Stories. Washington: CQ Press.