Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Iremos usar alguns momentos mais expositivos mas sobretudo a metodologia de sala de aula invertida and Role-play
Os estudantes poderão optar entre duas modalidades de avaliação: Avaliação por exame ou avaliação contínua.
Resultados de Aprendizagem
No final da UC, o aluno deverá ter adquirido as competências necessárias para:
1.Enquadrar o processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem no contexto Português da Educação de infância, nomeadamente ao nível da legislação para a creche e das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE).
2.Compreender o conceito de didática surda: princípios e estratégias mais eficazes no ensino da LGP a crianças entre os zero e os seis anos.
3.Usar a escuta ativa e as atividades de interação comunicativa lúdica para promover as competências linguísticas da criança
4.Planificar atividades, no âmbito do currículo de LGP (1ª Infância e Pré-Escolar), usando as estratégias e os materiais didáticos mais adequados ao desenvolvimento da criança.
5.Criar e utilizar materiais didáticos visuais e interativos que facilitem a aquisição e/ou aprendizagem da LGP.
6.Avaliar o desenvolvimento linguístico e cognitivo das crianças, utilizando métodos apropriados para a faixa etária.
Programa
1 Etapas do desenvolvimento linguístico em crianças surdas.
2. Legislação para a creche, Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE) e sua aplicação na educação de crianças surdas.
3. Princípios e Estratégias de Ensino da LGP:
3.1. Fundamentos da didática ‘surda’.
4. Escuta Ativa e Interação Comunicativa Lúdica:
4.1. Técnicas de escuta ativa e sua importância.
4.2. Jogos e atividades lúdicas para promover a comunicação.
5. Planificação de Atividades Didáticas
6. Materiais Didáticos Visuais e Interativos:
6.1. Criação de materiais visuais (cartazes, flashcards, vídeos).
6.2. Utilização de tecnologias interativas (aplicativos, jogos digitais).
7. Envolvimento de Educadores e Famílias:
7.1. Estratégias para envolver educadores e familiares.
7.2. Colaboração com a comunidade surda.
8. Avaliação do Desenvolvimento Linguístico:
8.1. Métodos de avaliação apropriados para crianças surdas.
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - elaboração e apreciação de um portfólio de grupo - 35.0%
- - classificação obtida num quiz individual - 35.0%
- - tarefas solicitadas nas horas de contacto - 30.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Almeida, M. J. (2009). O desenvolvimento da literacia na criança surda: Uma abordagem precoce centrada na família para uma intervenção precoce. Medi@ções – revista Online da Escola Superior da Educação de Setúbal,
Carmo, H., et al. (2008). Programa curricular de LGP. Ministério da Educação, DGIDC.
Silva, G. (2022). Didática Surda: Aquisição da LIBRAS para Crianças Surdas. Lavras: UFLA Polo
Marques, H. C. R., Barroco, S. M. S., & Silva, T. S. A. (2013). O ensino da língua Brasileira de sinais na educação infantil para crianças ouvintes e surdas: Considerações com base na psicologia histórico-cultural. Revista Brasileira de Educação Especial, 19(4), 503-517
O’Grady, W. (2007). How Children Learn Language. Cambridge University Press.
Silva, I. L., Marques, L., Mata, L., & Rosa, M. (2016). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Ministério da Educação, Direção-Geral da Educação (DGE).