Didática da Língua Gestual Portuguesa: Creche e Educação Pré-Escolar

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Iremos usar alguns momentos mais expositivos mas sobretudo a metodologia de sala de aula invertida and Role-play

Os estudantes poderão optar entre duas modalidades de avaliação: Avaliação por exame ou avaliação contínua.

Resultados de Aprendizagem

No final da UC, o aluno deverá ter adquirido as competências necessárias para:

1.Enquadrar o processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem no contexto Português da Educação de infância, nomeadamente ao nível da legislação para a creche e das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE).

2.Compreender o conceito de didática surda: princípios e estratégias mais eficazes no ensino da LGP a crianças entre os zero e os seis anos.

3.Usar a escuta ativa e as atividades de interação comunicativa lúdica para promover as competências linguísticas da criança

4.Planificar atividades, no âmbito do currículo de LGP (1ª Infância e Pré-Escolar), usando as estratégias e os materiais didáticos mais adequados ao desenvolvimento da criança.

5.Criar e utilizar materiais didáticos visuais e interativos que facilitem a aquisição e/ou aprendizagem da LGP.

6.Avaliar o desenvolvimento linguístico e cognitivo das crianças, utilizando métodos apropriados para a faixa etária.

Programa

1               Etapas do desenvolvimento linguístico em crianças surdas.

2.              Legislação para a creche, Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE) e sua aplicação na educação de crianças surdas.

3.              Princípios e Estratégias de Ensino da LGP:

3.1.           Fundamentos da didática ‘surda’.

4.              Escuta Ativa e Interação Comunicativa Lúdica:

4.1.           Técnicas de escuta ativa e sua importância.

4.2.           Jogos e atividades lúdicas para promover a comunicação.

5.              Planificação de Atividades Didáticas

6.              Materiais Didáticos Visuais e Interativos:

6.1.           Criação de materiais visuais (cartazes, flashcards, vídeos).

6.2.           Utilização de tecnologias interativas (aplicativos, jogos digitais).

7.              Envolvimento de Educadores e Famílias:

7.1.           Estratégias para envolver educadores e familiares.

7.2.           Colaboração com a comunidade surda.

8.              Avaliação do Desenvolvimento Linguístico:

8.1.           Métodos de avaliação apropriados para crianças surdas.

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - elaboração e apreciação de um portfólio de grupo - 35.0%
  • - classificação obtida num quiz individual - 35.0%
  • - tarefas solicitadas nas horas de contacto - 30.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Almeida, M. J. (2009). O desenvolvimento da literacia na criança surda: Uma abordagem precoce centrada na família para uma intervenção precoce. Medi@ções – revista Online da Escola Superior da Educação de Setúbal,

Carmo, H., et al. (2008). Programa curricular de LGP. Ministério da Educação, DGIDC.

Silva, G. (2022). Didática Surda: Aquisição da LIBRAS para Crianças Surdas. Lavras: UFLA Polo

Marques, H. C. R., Barroco, S. M. S., & Silva, T. S. A. (2013). O ensino da língua Brasileira de sinais na educação infantil para crianças ouvintes e surdas: Considerações com base na psicologia histórico-cultural. Revista Brasileira de Educação Especial, 19(4), 503-517

O’Grady, W. (2007). How Children Learn Language. Cambridge University Press.

Silva, I. L., Marques, L., Mata, L., & Rosa, M. (2016). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Ministério da Educação, Direção-Geral da Educação (DGE).