Didática da LGP como Língua Segunda

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

As aulas expositivas serão escassas promovendo-se o debate, a partilha e os trabalhos de grupo e laboratório.

Resultados de Aprendizagem

Conhecer o referencial teórico sobre a didática da Língua Segunda

Perceber o que é um implante coclear

Entender a necessidade da LGP como língua acce a todos os surdos

Criar exercícios específicos para a construção da identidade surda

Criar materiais didáticos para o Ensino da LGP como L2 para crianças e jovens surdos

Programa

1.A criança implantada e as fases de aquisição da LGP e do Português 2. O Implante Coclear: ganhos e perdas?

3. Implante Coclear: quantas identidades?

4. LGPL2 e PortuguêsL2

5. Análise e Criação de Materiais Didáticos para o ensino da LGP como L2

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame escrito e em LGP - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Apresentação em LGP de propostas de aula - 50.0%
  • - Realização de um teste escrito (planificações de aula) - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Baptista, J. A. (2011). Introdução às Ciências da Educação – Temas e problemas da educação inclusiva, Coleção Língua Gestual, no 9, Lisboa: Universidade Católica Portuguesa

Madeira, A. (2017). Aquisição de língua não materna. In M. J. Freitas & A. L. S. (eds.), A aquisição de língua materna e não materna. Questões gerais e dados do Português (pp. 305-330). Berlin: Language Science Press.

Santana, A. P. (2007). Surdez e Linguagem. Plexus

Nunes, M. V. & Caldas, A. C. (2012). Neurociência e Cognição, Coleção Língua Gestual, no20. Lisboa: Universidade Católica Portuguesa.

Soares, J. P. (2017). Implante Coclear: Considerações Éticas e a Cultura Surda. Trabalho final do Mestrado Integrado em Medicina, Universidade de Lisboa. Disponível em http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/31889/1/JoaoPMSoares.pdf