Psicologia do Desenvolvimento e da Educação

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A.

Métodos de Ensino

Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos através de: sessões teórico-práticas onde a participação ativa do aluno se torna importante para que a sua aprendizagem seja significativa, potenciando o espírito crítico e a capacidade de análise de problemas.

Relativamente à avaliação nesta unidade curricular, ela respeita o estipulado nos Regulamentos  da Escola Superior de Educação e do Instituto Politécnico de Coimbra, podendo os estudantes escolher entre avaliação de frequência e avaliação por exame.

Resultados de Aprendizagem

• Conhecer e identificar as bases do desenvolvimento humano;

• Compreender os fatores determinantes no processo de aprendizagem das crianças e jovens ouvintes e surdos;

• Ser capaz de desenvolver conteúdos e suporte didáticos adequados ao ensino /apredizagem da LGP como 1ª ou 2ª língua;

•  Conhecer e aplicar métodos e recursos adequados ao ensino da LGP

Programa

A – INTRODUÇÃO

1. Psicologia do Desenvolvimento e da Educação: conceitos e objeto de estudo

B – PERSPETIVAS SOBRE O DESENVOLVIMENTO E A APRENDIZAGEM

1. O estudo científico do desenvolvimento e da aprendizagem: principais correntes teóricas

a)           Perspetiva psicanalítica

b)           Perspetiva behaviorista

c)           Perspetiva cognitivista

d)           Perspetiva da aprendizagem social

e)           Perspectiva contextual

2. Implicações psicopedagógicas das diferentes perspetivas: balanço crítico

3. Relações entre a aprendizagem e a motivação: Fatores relevantes no contexto escolar.

C – IMPACTO DA SURDEZ NO DESENVOLVIMENTO.

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Uma (ou duas) prova(s) escrita(s) que deverá(ão) incidir sobre os conteúdos lecionados. - 75.0%
  • - Elementos provenientes das atividades realizadas em aula, participação e envolvimento nas tarefas - 25.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Baptista, M. M. B. (2009). Alunos Surdos: Aquisição da Língua Gestual e Ensino da Língua Portuguesa. Exedra: Revista Científica, (1), 197-208.

Marschark, M. (1997). Psychological development of deaf children. Oxford University Press on Demand.

Marschark, M., & Spencer, P. E. (2010). The Oxford handbook of deaf studies, language, and education (Vol. 2). Oxford University Press.

Papalia, D. E., & Feldman, R. D. (2013). Desenvolvimento humano.Poto Alegre: Artmed Editora.

Sim-Sim, I. (Ed.). (2005). A criança surda: contributos para a sua educação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. 

VEIGA,  F. coord (2013). Psicologia da Educação: Teoria, investigação e aplicação. Climepsi Editores.