Conhecimentos de Base Recomendados
N/A.
Métodos de Ensino
Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos através de: sessões teórico-práticas onde a participação ativa do aluno se torna importante para que a sua aprendizagem seja significativa, potenciando o espírito crítico e a capacidade de análise de problemas.
Relativamente à avaliação nesta unidade curricular, ela respeita o estipulado nos Regulamentos da Escola Superior de Educação e do Instituto Politécnico de Coimbra, podendo os estudantes escolher entre avaliação de frequência e avaliação por exame.
Resultados de Aprendizagem
• Conhecer e identificar as bases do desenvolvimento humano;
• Compreender os fatores determinantes no processo de aprendizagem das crianças e jovens ouvintes e surdos;
• Ser capaz de desenvolver conteúdos e suporte didáticos adequados ao ensino /apredizagem da LGP como 1ª ou 2ª língua;
• Conhecer e aplicar métodos e recursos adequados ao ensino da LGP
Programa
A – INTRODUÇÃO
1. Psicologia do Desenvolvimento e da Educação: conceitos e objeto de estudo
B – PERSPETIVAS SOBRE O DESENVOLVIMENTO E A APRENDIZAGEM
1. O estudo científico do desenvolvimento e da aprendizagem: principais correntes teóricas
a) Perspetiva psicanalítica
b) Perspetiva behaviorista
c) Perspetiva cognitivista
d) Perspetiva da aprendizagem social
e) Perspectiva contextual
2. Implicações psicopedagógicas das diferentes perspetivas: balanço crítico
3. Relações entre a aprendizagem e a motivação: Fatores relevantes no contexto escolar.
C – IMPACTO DA SURDEZ NO DESENVOLVIMENTO.
Métodos de Avaliação
- - Uma (ou duas) prova(s) escrita(s) que deverá(ão) incidir sobre os conteúdos lecionados. - 75.0%
- - Elementos provenientes das atividades realizadas em aula, participação e envolvimento nas tarefas - 25.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Baptista, M. M. B. (2009). Alunos Surdos: Aquisição da Língua Gestual e Ensino da Língua Portuguesa. Exedra: Revista Científica, (1), 197-208.
Marschark, M. (1997). Psychological development of deaf children. Oxford University Press on Demand.
Marschark, M., & Spencer, P. E. (2010). The Oxford handbook of deaf studies, language, and education (Vol. 2). Oxford University Press.
Papalia, D. E., & Feldman, R. D. (2013). Desenvolvimento humano.Poto Alegre: Artmed Editora.
Sim-Sim, I. (Ed.). (2005). A criança surda: contributos para a sua educação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
VEIGA, F. coord (2013). Psicologia da Educação: Teoria, investigação e aplicação. Climepsi Editores.