Didática da Língua Gestual Portuguesa: 3.º ciclo e ensino secundário

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

As aulas expositivas serão escassas promovendo-se o debate, a partilha e os trabalhos de grupo e laboratório.

Resultados de Aprendizagem

1. Identificar o objeto de trabalho da didática da LGP: fronteiras e contributos teóricos interdisciplinares

2. Compreender a relação do ensino da língua materna com o ensino e a aprendizagem das outras áreas disciplinares, curriculares e não curriculares;

3. Aprofundar, selecionar e adequar os conhecimentos didáticos às necessidades, etapas e ritmos de aprendizagem dos alunos;

4. Conhecer métodos e estratégias de ensino eficazes, diversificadas e ajustadas ao ensino da LGP e as especificidades do 3o CEB e Secundário;

5. Conhecer e produzir materiais didáticos e recursos para a didática da LGP LM;

6. Analisar os domínios programáticos e o desenho curricular dos domínios de ensino da LGP para ambos os ciclos;

7. Desenvolver sugestões e tarefas didáticas nos domínios da literacia, Interação em LGP,Literatura e Cultura Surda e gramática.

Programa

1. Ensino da LGP: objeto e objetivos,

2. Análise crítica dos Programas de LGP: questões teóricas e metodológicas,

3. Importância da literatura surda no desenvolvimento da competência linguística,

4. Didática da literatura e da língua no 3o Ciclo e Secundário: objetivos e especificidades, 5. Técnicas de planificação em língua e literatura

6. Construção de instrumentos e materiais didáticos do domínio da Língua Materna,

7. Apreciação crítica de materiais didáticos.

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Apresentação em LGP de propostas de aula - 50.0%
  • - Realização de um teste escrito (planificações de aula) - 50.0%
Exame
  • - Exame escrito e em LGP - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Castelo-Branco, J., Caldas, A. C., & Roldão, M. C. (2011). Questões Sobre Ensino-Aprendizagem, coleção Língua Gestual Portuguesa, no16. Lisboa: Universidade Católica Portuguesa

Cavaco, F. (coord.) (2007). Programa Curricular de Língua Gestual Portuguesa. Ensino Pré-Escolar e Básico, e Ensino Secundário Lisboa: DGIDC, M.E.

Ladd, P. (2003). Understanding Deaf Culture In Search of Deafhood. UK: Multilingual Matters.

Morgado, M. (2012). Literatura das Línguas Gestuais, coleção Língua Gestual Portuguesa, no11. Lisboa: Universidade Católica Portuguesa.

Qer, J., & Mineiro, A. (coord) (2012). Investigação em Linguística das Línguas Gestuais – Research In Sign Language Linguistics, coleção Língua Gestual Portuguesa, no25, Lisboa: Universidade Católica Portuguesa.