Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
As aulas expositivas serão escassas promovendo-se o debate, a partilha e os trabalhos de grupo e laboratório.
Resultados de Aprendizagem
1. Identificar o objeto de trabalho da didática da LGP: fronteiras e contributos teóricos interdisciplinares
2. Compreender a relação do ensino da língua materna com o ensino e a aprendizagem das outras áreas disciplinares, curriculares e não curriculares;
3. Aprofundar, selecionar e adequar os conhecimentos didáticos às necessidades, etapas e ritmos de aprendizagem dos alunos;
4. Conhecer métodos e estratégias de ensino eficazes, diversificadas e ajustadas ao ensino da LGP e as especificidades do 3o CEB e Secundário;
5. Conhecer e produzir materiais didáticos e recursos para a didática da LGP LM;
6. Analisar os domínios programáticos e o desenho curricular dos domínios de ensino da LGP para ambos os ciclos;
7. Desenvolver sugestões e tarefas didáticas nos domínios da literacia, Interação em LGP,Literatura e Cultura Surda e gramática.
Programa
1. Ensino da LGP: objeto e objetivos,
2. Análise crítica dos Programas de LGP: questões teóricas e metodológicas,
3. Importância da literatura surda no desenvolvimento da competência linguística,
4. Didática da literatura e da língua no 3o Ciclo e Secundário: objetivos e especificidades, 5. Técnicas de planificação em língua e literatura
6. Construção de instrumentos e materiais didáticos do domínio da Língua Materna,
7. Apreciação crítica de materiais didáticos.
Métodos de Avaliação
- - Apresentação em LGP de propostas de aula - 50.0%
- - Realização de um teste escrito (planificações de aula) - 50.0%
- - Exame escrito e em LGP - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Castelo-Branco, J., Caldas, A. C., & Roldão, M. C. (2011). Questões Sobre Ensino-Aprendizagem, coleção Língua Gestual Portuguesa, no16. Lisboa: Universidade Católica Portuguesa
Cavaco, F. (coord.) (2007). Programa Curricular de Língua Gestual Portuguesa. Ensino Pré-Escolar e Básico, e Ensino Secundário Lisboa: DGIDC, M.E.
Ladd, P. (2003). Understanding Deaf Culture In Search of Deafhood. UK: Multilingual Matters.
Morgado, M. (2012). Literatura das Línguas Gestuais, coleção Língua Gestual Portuguesa, no11. Lisboa: Universidade Católica Portuguesa.
Qer, J., & Mineiro, A. (coord) (2012). Investigação em Linguística das Línguas Gestuais – Research In Sign Language Linguistics, coleção Língua Gestual Portuguesa, no25, Lisboa: Universidade Católica Portuguesa.