Língua Gestual Portuguesa: Aquisição da Linguagem e gramática

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Apesar de ter um cariz expositivo, esta Unidade Curricular tem também uma componente prática que visa levar os estudantes a refletir sobre questões de cultura, língua e linguística aplicada.

Resultados de Aprendizagem

A comunicação é fundamental para os seres humanos não obstante a forma de comunicação. Assim, é necessário dar a conhecer a surdez e as suas implicações na comunicação, entre surdos e ouvintes. Pretende-se que com esta Unidade Curricular os alunos adquiram conhecimentos teóricos sobre as questões da surdez e da forma de comunicar com quem usa uma língua diferente da maioria ouvinte. Os objetivos principais desta unidade curricular são os de dar a conhecer os vários tipos de surdez; reconhecer e valorizar a LGP e a cultura surda; compreender a aquisição da linguagem pré-linguística e pós-linguística; relacionar conhecimentos teóricos com a estrutura gramatical da língua e refletir sobre a mesma. Assim, discutir-se-ão várias questões de âmbito cultural e léxical que permitirão capacitar o aluno para o ensino e aprendizagem de uma língua, contribuindo para uma reflexão metalinguística, através de exemplos sócio-discursivos e culturais .

Programa

 

• A linguagem e o seu papel no desenvolvimento humano: aquisição da linguagem por Crianças surdas filhas de pais surdos, crianças surdas filhas de pais ouvintes, crianças ouvintes filhas de pais surdos, crianças ouvintes filhas de pais ouvintes;

. Linguagem e pensamento das crianças surdas

• Cultura Surda:

– Conceito de Deafhood; Deaflore; Deaf Gain; Deaf way; Empowerment

– Léxico;

– Expressões idiomáticas em contexto;

– Expressões linguísticas em contexto;

– Conhecimento Explícito vs Conhecimento Implícito em LGP: análise descritiva apliada ao ensino das propriedades formais linguísticas da LGP.

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame final em Língua Gestual portuguesa sobre os conteúdos lecionados - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Teste em Língua Gestual Portuguesa sobre os conteúdos abordados - 60.0%
  • - Trabalho autónomo, uma reflexão sobre um dos itens do Programa em formato escrito e com um resumo em Língua Gestual Portuguesa - 40.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Correia, I., Oliveira, R. & Sousa, J., “(2020)Como dura o tempo. Expressões de Valor Aspectual em Língua de Sinais Portuguesa”, in  Moutinho, L., Lídia, R. & Bautista, A., Línguas Minoritárias e Variação Linguística, Aveiro, Universidade de Aveiro, pp. 63-90.

 

Correia, I. Santana, N. & Silva, R. ,(2020) “Duas Línguas e Duas interlínguas? Influência do português na Língua de Sinais Portuguesa”, in Moutinho, L., Lídia, R. & Bautista, A., Línguas Minoritárias e Variação Linguística, Aveiro, Universidade de Aveiro, pp. 91-117

 Correia, I; Custódio, P; Silva, R. (2021)Língua de Sinais Portuguesa: Estudos linguísticoS.

Paddy, L. (2013). Em Busca da Surdidade 1 – Colonização dos Surdos. Lisboa: Surdúniverso.

Pratas, M., Correia, I. & Santos, S.(2020). Cherological “Awareness in the Language Acquisition  Process”, in Modern Perspectives in Language, Literature and Education, volume I (pp. 106-124), Book Publisher International. ISBN-13 (15) 978-93-90431-38- .