Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
As aulas assumem carácter dinâmico, integrando: 1) combinação de exposições sistematizadas de informações e conhecimentos com análises críticas, baseadas em artigos científicos; 2) trabalhos práticos de construção de técnicas de recolha de dados; 3) análise de dados com suporte em softwares/técnicas específicos.
Resultados de Aprendizagem
1. Conhecer os procedimentos e os métodos de investigação qualitativa e quantitativa:
2 – Identificar problemas, construir e fundamentar um projecto de investigação;
3 – Seleccionar o design de investigação mais apropriado;
4 – Seleccionar a população-alvo e a amostra;
5 – Seleccionar, utilizar e/ ou construir as técnicas quantitativas/ qualitativas de recolha de dados adequadas;
6 – Proceder ao tratamento e à análise quantitativa/ qualitativa dos dados, com recurso a software especializado;
Programa
1. Investigação Quantitativa/ Experimental e Investigação Qualitativa: modelos de construção do
conhecimento.
1.1. Investigação Experimental, Não Experimental e Quasi-Experimental; Métodos Mistos.
1.2. A investigação qualitativa: Estudo de Caso, Investigação-Acção e Histórias de Vida.
2. Ética e Deontologia na Investigação em Educação.
3. O processo de investigação: estruturação de um projeto de investigação, etapas e procedimentos.
4. Técnicas de Amostragem.
5. As técnicas quantitativas e qualitativas de recolha de dados (da escolha à construção).
6. Tratamento e análise dos dados quantitativos e qualitativos com base em softwares/técnicas específicos.
Métodos de Avaliação
- - Trabalho de grupo a definir com os estudantes - 50.0%
- - Teste de escolha múltipla individual - 50.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Amado, J. (2017). Manual de investigação qualitativa em educação (3ª ed.). Imprensa da Universidade de Coimbra.
Creswell, J. (2014). Educational research. Planning, conducting and evaluating quantitative and qualitative research. Pearson
Field, A. (2015). Discovering statistics using IBM SPSS statistics. Sage.
Hill, M., & Hill, A. (2009). Investigação por questionário.
Kemmis, S., McTaggart, R., & Nixon, R. (2014). The action research planner: doing critical participatory action research. Springer.1.
Krippendorff, K. (2018). Content analysis: An introduction to its methodology (4ª ed.). SAGE Publications.
Merriam, S. B., & Tisdell, E. J. (2016). Qualitative research: A guide to design and implementation (4th ed.). Jossey-Bass.
Morgado, J. (2012). O estudo de caso na investigação em educação. De facto Editores.
Silverman, D. (2013). Doing qualitative research (4th ed.). London: Sage.