Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
As metodologias utilizadas são ativas, com recurso a apresentação de situações reais de sala em vídeo, reflexão e discussão sobre as mesmas, dinâmicas de grupo e role play para treino de estratégias, exploração de conteúdos e materiais e, para consolidação da informação, a exposição dos conteúdos. Faz ainda parte integrante da sua metodologia, a discussão e apoio ao trabalho autónomo dos formandos, de aplicação de conteúdos na sua formação/prática profissional.
Resultados de Aprendizagem
Esta UC pretende que os estudantes tomem conhecimento das mais-valias que a educação socioemocional pode trazer para a promoção de um ambiente educativo positivo, tanto para as crianças/alunos, como para os educadores e professores e pessoal técnico.
Por outro lado, ao abordar-se a educação socioemocional de alunos surdos são diversas as oportunidades e os desafios que se levantam, nomeadamente as barreiras linguísticas, culturais e sociais que afetam e influenciam o seu desenvolvimento e cujas especificidades, também se pretende abordar.
No final desta UC os estudantes devem:
– Saber desenvolver estratégias relacionais positivas com as crianças/alunos;
– Manter uma abordagem calma e assertiva perante os desafios comportamentais;
– Promover relações interpessoais saudáveis dentro da comunidade escolar;
– Ser capazes de identificar e apoiar alunos com dificuldades emocionais;
– Utilizar técnicas de regulação emocional para ajudar os alunos a gerir emoções negativas
Programa
1. O desenvovimento socioemocional:
1.1 Do que se trata:
1.1.1 Conhecimento e rotulação das emoções
1.1.2 A auto-regulação emocional
1.3 Educação socioemocional, alunos surdos e educação inclusiva: algumas especificidades.
2. Problemas de comportamento:
2.1.Fatores de risco/etiológicos: temperamento, fatores biológicos, familiares, comunitários e escolares
3. A construção de relações positivas com as crianças/alunos
3.1. O Educador/Professor pró-ativo
3.1.1.Organização do ambiente educativo
4. A redução de comportamentos inadequados
5. Estratégias de intervenção
Métodos de Avaliação
- - Trabalho final no âmbito da matéria leccionada ou prova escrita que incida nos conteúdos lecionados - 75.0%
- - Assiduidade, participação e envolvimento nas tarefas na aula - 25.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
American Psychiatric Association (2013). Diagnostic and statistical manual of mental disorders (5th ed.). American Psychiatric Association.
Centifanti, L. C., & Williams, D. M. (2017). The Wiley handbook of developmental psychopathology. Wiley-Blackwell.
Equipa Aventura Social, Direção-Geral da Educação (DGE), Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) & Fundação Calouste Gulbenkian (FCG). (2023). Estudo da saúde psicológica e bem-estar nas escolas: Monitorização e ação.
Vale, V. (2012). Tecer para não ter de remendar: O desenvolvimento socioemocional em idade pré-escolar e o programa Anos Incríveis para educadores de infância (Unpublished doctoral thesis). Universidade de Coimbra. https://estudogeral.sib.uc.pt/jspui/handle.