Educação Socioemocional em Contextos Educativos

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

As metodologias utilizadas são ativas, com recurso a apresentação de situações reais de sala em vídeo, reflexão e discussão sobre as mesmas, dinâmicas de grupo e role play para treino de estratégias, exploração de conteúdos e materiais e, para consolidação da informação, a exposição dos conteúdos. Faz ainda parte integrante da sua metodologia, a discussão e apoio ao trabalho autónomo dos formandos, de aplicação de conteúdos na sua formação/prática profissional.

Resultados de Aprendizagem

Esta UC pretende que os estudantes tomem conhecimento das mais-valias que a educação socioemocional pode trazer para a promoção de um ambiente educativo positivo, tanto para as crianças/alunos, como para os educadores e professores e pessoal técnico.

Por outro lado, ao abordar-se a educação socioemocional de alunos surdos são diversas as oportunidades e os desafios que se levantam, nomeadamente as barreiras linguísticas, culturais e sociais que afetam e influenciam o seu desenvolvimento e cujas especificidades, também se pretende abordar.

No final desta UC os estudantes devem:

 – Saber desenvolver estratégias relacionais positivas com as crianças/alunos;

– Manter uma abordagem calma e assertiva perante os desafios comportamentais;

– Promover relações interpessoais saudáveis dentro da comunidade escolar;

– Ser capazes de identificar e apoiar alunos com dificuldades emocionais;

– Utilizar técnicas de regulação emocional para ajudar os alunos a gerir emoções negativas

Programa

 1. O desenvovimento socioemocional:

1.1 Do que se trata:

1.1.1 Conhecimento e rotulação das emoções

1.1.2 A auto-regulação emocional

1.3 Educação socioemocional, alunos surdos e educação inclusiva: algumas especificidades.

2.  Problemas de comportamento:

2.1.Fatores de risco/etiológicos: temperamento, fatores biológicos, familiares, comunitários e escolares 

 3. A construção de relações positivas com as crianças/alunos

3.1. O Educador/Professor pró-ativo

3.1.1.Organização do ambiente educativo

4. A redução de comportamentos inadequados

5. Estratégias de intervenção

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Trabalho final no âmbito da matéria leccionada ou prova escrita que incida nos conteúdos lecionados - 75.0%
  • - Assiduidade, participação e envolvimento nas tarefas na aula - 25.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

American Psychiatric Association (2013). Diagnostic and statistical manual of mental disorders (5th ed.). American Psychiatric Association.

Centifanti, L. C., & Williams, D. M. (2017). The Wiley handbook of developmental psychopathology. Wiley-Blackwell.

Equipa Aventura Social, Direção-Geral da Educação (DGE), Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) & Fundação Calouste Gulbenkian (FCG). (2023). Estudo da saúde psicológica e bem-estar nas escolas: Monitorização e ação.

Vale, V. (2012). Tecer para não ter de remendar: O desenvolvimento socioemocional em idade pré-escolar e o programa Anos Incríveis para educadores de infância (Unpublished doctoral thesis). Universidade de Coimbra. https://estudogeral.sib.uc.pt/jspui/handle.