Marketing Estratégico

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem:

1. Expositiva, com recurso a meios audiovisuais para explicação dos conteúdos programáticos;

2. Ativa, através da resolução de casos práticos, discussão de estudos de caso e artigos científicos e gamificação; 3. Colaborativa, através da realização de trabalhos em grupo.

Resultados de Aprendizagem

Espera-se que no final da unidade curricular o aluno esteja habilitado a:
a) Explicar os conceitos fundamentais de estratégia e marketing estratégico;

b) Compreender e utilizar metodologias de análise estratégica;

c) Elaborar a estratégia de marketing;
d) Implementar a estratégia de marketing;
e) Avaliar e controlar a estratégia de marketing.

Programa

1. Estratégia e planeamento estratégico

2. Estratégia corporativa e estratégia competitiva

3. Marketing estratégico

4. Análise estratégica do ambiente externo

5. Análise estratégica do ambiente interno

6. Estratégias de marketing

7. Estratégias de segmentação, targeting e posicionamento 8. Estratégias de gestão de produto

9. Estratégias de gestão de preço

10. Estratégias de canais da distribuição

11. Estratégias de comunicação de marketing

12. Avaliação e controlo da estratégia de marketing

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Trabalho de Grupo - 50.0%
  • - Teste - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Abratt, R., & Bendixen, M. (2019). Strategic Marketing: Concepts and Cases. Routledge.

Alsem, K. J. (2019). Applied Strategic Marketing: A Step by Step Approach. Routledge.

Alsem, K. J. (2024). Strategic Marketing Planning (2nd ed.). Routledge.

Baynast, A., Lendrevie, J., Lévy, J., Dionísio, P., & Rodrigues, J. V. (2018). Mercator 25 anos: O Marketing na Era Digital (17.a ed.). Dom Quixote.

Chernev, A. (2020). The Marketing Plan Handbook (6th ed.). Cerebellum Press.

Kotler, P., & Keller, K. L. (2019). Administração de Marketing (15.a ed.). Pearson.

Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2021). Marketing 5.0: Tecnologia para a Humanidade. Actual Editora.

Maçães, M. (2019). Marketing Estratégico: As Quatro Etapas para Criar Vantagem Competitiva e Melhorar o Desempenho. Actual Editora. West, D., Ford, J., Ibrahim, E., & Montecchi, M. (2022). Strategic Marketing: Creating Competitive Advantage (4th ed). OUP Oxford.