Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem:
1. Expositiva, com recurso a meios audiovisuais para explicação dos conteúdos programáticos;
2. Ativa, através da resolução de casos práticos, discussão de estudos de caso e artigos científicos e gamificação; 3. Colaborativa, através da realização de trabalhos em grupo.
Resultados de Aprendizagem
Espera-se que no final da unidade curricular o aluno esteja habilitado a:
a) Explicar os conceitos fundamentais de estratégia e marketing estratégico;
b) Compreender e utilizar metodologias de análise estratégica;
c) Elaborar a estratégia de marketing;
d) Implementar a estratégia de marketing;
e) Avaliar e controlar a estratégia de marketing.
Programa
1. Estratégia e planeamento estratégico
2. Estratégia corporativa e estratégia competitiva
3. Marketing estratégico
4. Análise estratégica do ambiente externo
5. Análise estratégica do ambiente interno
6. Estratégias de marketing
7. Estratégias de segmentação, targeting e posicionamento 8. Estratégias de gestão de produto
9. Estratégias de gestão de preço
10. Estratégias de canais da distribuição
11. Estratégias de comunicação de marketing
12. Avaliação e controlo da estratégia de marketing
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Trabalho de Grupo - 50.0%
- - Teste - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Abratt, R., & Bendixen, M. (2019). Strategic Marketing: Concepts and Cases. Routledge.
Alsem, K. J. (2019). Applied Strategic Marketing: A Step by Step Approach. Routledge.
Alsem, K. J. (2024). Strategic Marketing Planning (2nd ed.). Routledge.
Baynast, A., Lendrevie, J., Lévy, J., Dionísio, P., & Rodrigues, J. V. (2018). Mercator 25 anos: O Marketing na Era Digital (17.a ed.). Dom Quixote.
Chernev, A. (2020). The Marketing Plan Handbook (6th ed.). Cerebellum Press.
Kotler, P., & Keller, K. L. (2019). Administração de Marketing (15.a ed.). Pearson.
Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2021). Marketing 5.0: Tecnologia para a Humanidade. Actual Editora.
Maçães, M. (2019). Marketing Estratégico: As Quatro Etapas para Criar Vantagem Competitiva e Melhorar o Desempenho. Actual Editora. West, D., Ford, J., Ibrahim, E., & Montecchi, M. (2022). Strategic Marketing: Creating Competitive Advantage (4th ed). OUP Oxford.