Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos através de recurso de metodologias que fomentam a participação ativa dos alunos nas sessões, incluindo momentos de pesquisa e discussão e apresentação das temáticas. Adicionalmente, recorre-se a “projeto de grupo orientado”, em que os grupos têm de apresentar um plano de comunicação.
Resultados de Aprendizagem
1- Reconhecer a comunicação estratégica como um campo dependente e consequente da mudança social;
2- Relacionar as diferentes formas de comunicação com objectivos organizacionais e interesses de múltiplos stakeholders;
3- Elaborar programas específicos de comunicação.
Programa
1. A necessidade e contributo da comunicação para as Organizações
1.1. Da Cultura à Reputação Organizacional
2. Stakeholders e Especificidades de Comunicação
2.1. Dos mass media aos social media
3.Implementar Comunicação estratégica
3.1. Da auditoria ao planeamento estratégico da comunicação
Métodos de Avaliação
- - Prova individual de conhecimentos (nota mínima 7,5 v) - 50.0%
- - Trabalho de grupo ou individual (nota mínima 9,5 v) - 50.0%
- - Prova individual de conhecimentos (nota mínima 7,5 v) - 50.0%
- - Trabalho de grupo (nota mínima 9,5 v) - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
– Corneliessen, J. (2010). Defining Corporate Communication. Sage publications.
– Christensen, L. T., & Cornelissen, J. (2017). Construindo pontes entre a Comunicação Organizacional e a Comunicação Corporativa: revisão, desenvolvimento e olhares para o futuro. Mediapolis – Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público, (4), 39-69.
– Heide, M., & Falkheimer, J. (2018). Strategic Communication. Routledge.
– Nothhaft, H., Werder, K. P., Verčič, D., & Zerfass, A. (Eds.). (2020). Future directions of strategic communication. Routledge.
– Smith, R. (2021). Strategic planning for Public Relations. Routledge
– Vokić, N. P., Verčič, A. T., & Ćorić, D. S. (2022). Strategic internal communication for effective internal employer branding. Baltic Journal of Management, 18(1), 19-33.
– Xifra, J. (2017). Manual de Relaciones Publicas e institucionales (3ª Ed.). Tecnos.