Comunicação Estratégica

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos através de recurso de metodologias que fomentam a participação ativa dos alunos nas sessões, incluindo momentos de pesquisa e discussão e apresentação das temáticas. Adicionalmente, recorre-se a “projeto de grupo orientado”, em que os grupos têm de apresentar um plano de comunicação. 

Resultados de Aprendizagem

1- Reconhecer a comunicação estratégica como um campo dependente e consequente da mudança social;

2- Relacionar as diferentes formas de comunicação com objectivos organizacionais e interesses de múltiplos stakeholders;

3- Elaborar programas específicos de comunicação.

Programa

1. A necessidade e contributo da comunicação para as Organizações

1.1. Da Cultura à Reputação Organizacional

2. Stakeholders e Especificidades de Comunicação

2.1. Dos mass media aos social media

3.Implementar Comunicação estratégica

3.1. Da auditoria ao planeamento estratégico da comunicação 

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Prova individual de conhecimentos (nota mínima 7,5 v) - 50.0%
  • - Trabalho de grupo ou individual (nota mínima 9,5 v) - 50.0%
Avaliação Contínua
  • - Prova individual de conhecimentos (nota mínima 7,5 v) - 50.0%
  • - Trabalho de grupo (nota mínima 9,5 v) - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

– Corneliessen, J. (2010). Defining Corporate Communication. Sage publications.

– Christensen, L. T., & Cornelissen, J. (2017). Construindo pontes entre a Comunicação Organizacional e a Comunicação Corporativa: revisão, desenvolvimento e olhares para o futuro. Mediapolis – Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público, (4), 39-69.

– Heide, M., & Falkheimer, J. (2018). Strategic Communication. Routledge.

– Nothhaft, H., Werder, K. P., Verčič, D., & Zerfass, A. (Eds.). (2020). Future directions of strategic communication. Routledge.

– Smith, R. (2021). Strategic planning for Public Relations. Routledge

– Vokić, N. P., Verčič, A. T., & Ćorić, D. S. (2022). Strategic internal communication for effective internal employer branding. Baltic Journal of Management, 18(1), 19-33.

– Xifra, J. (2017). Manual de Relaciones Publicas e institucionales (3ª Ed.). Tecnos.