Comunicação Estratégica

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos através de recurso de metodologias que fomentam a participação ativa dos alunos nas sessões, incluindo momentos de pesquisa e discussão e apresentação das temáticas. Adicionalmente, recorre-se a “projeto de grupo orientado”, em que os grupos têm de apresentar um plano de comunicação. 

Resultados de Aprendizagem

1- Reconhecer a comunicação estratégica como um campo dependente e consequente da mudança social;

2- Relacionar as diferentes formas de comunicação com objectivos organizacionais e interesses de múltiplos stakeholders;

3- Elaborar programas específicos de comunicação.

Programa

1. A necessidade e contributo da comunicação para as Organizações

1.1. Da Cultura à Reputação Organizacional

2. Stakeholders e Especificidades de Comunicação

2.1. Dos mass media aos social media

3.Implementar Comunicação estratégica

3.1. Da auditoria ao planeamento estratégico da comunicação 

Docente(s) responsável(eis)

Rosa Maria Campos Sobreira

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Trabalho de grupo ou individual (nota mínima 9,5 v) - 50.0%
  • - Prova individual de conhecimentos (nota mínima 7,5 v) - 50.0%
Avaliação Contínua
  • - Trabalho de grupo (nota mínima 9,5 v) - 50.0%
  • - Prova individual de conhecimentos (nota mínima 7,5 v) - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

– Corneliessen, J. (2010). Defining Corporate Communication. Sage publications.

– Christensen, L. T., & Cornelissen, J. (2017). Construindo pontes entre a Comunicação Organizacional e a Comunicação Corporativa: revisão, desenvolvimento e olhares para o futuro. Mediapolis – Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público, (4), 39-69.

– Heide, M., & Falkheimer, J. (2018). Strategic Communication. Routledge.

– Nothhaft, H., Werder, K. P., Verčič, D., & Zerfass, A. (Eds.). (2020). Future directions of strategic communication. Routledge.

– Smith, R. (2021). Strategic planning for Public Relations. Routledge

– Vokić, N. P., Verčič, A. T., & Ćorić, D. S. (2022). Strategic internal communication for effective internal employer branding. Baltic Journal of Management, 18(1), 19-33.

– Xifra, J. (2017). Manual de Relaciones Publicas e institucionales (3ª Ed.). Tecnos.