Resultados de Aprendizagem
Espera-se que, no final desta unidade curricular, o estudante esteja habilitado a:
- Compreender os conceitos fundamentais de comportamento do consumidor;
- Distinguir e utilizar modelos tradicionais e contemporâneos de comportamento do consumidor;
- Distinguir e utilizar modelos d comportamento do consumidor aplicados ao marketing relacional;
- Distinguir e utilizar modelos de comportamento do consumidor online;
- Elaborar modelos de comportamento do consumidor aplicados a situações específicas;
- Investigar autonomamente, formular juízos de valor fundamentados e comunicar de forma escrita e oral com clareza.
Programa
1. Introdução ao estudo do comportamento do consumidor
2. Modelos tradicionais de comportamento do consumidor Modelo económico. Modelo de aprendizagem. Modelo psicanalítico. Modelo sociológico.
3. Modelos contemporâneos de comportamento do consumidor Modelo de Nicosia. Modelo de Engel, Kollat e Blackwell. Modelo de Howard e Sheth. Teoria da Ação Refletida. Teoria Sociocognitiva. Teoria do Comportamento Planeado. Modelo de Valores de Consumo. Teoria Decomposta do Comportamento Planeado. Modelo Estímulo-Resposta.
4. Modelos de comportamento do consumidor aplicados ao marketing relacional Valor percebido. Satisfação. Confiança. Compromisso. Lealdade.
6. Modelos de comportamento do consumidor online Modelo de Aceitação de Tecnologia. Modelo Motivacional. Modelo de Ajustamento Tarefa-Tecnologia. Teoria de Difusão de Inovações. Teoria Unificada de Aceitação e Uso de Tecnologia.
Estágio(s)
NAO