Pós-Graduação em Comunicação Digital

Objetivos do Curso

O curso de comunicação digital tem como propósito fornecer conhecimentos e competências para a conceção e a implementação de estratégias de comunicação digital, aplicadas a diversos contextos profissionais.
A estrutura da formação percorre as alterações contextuais, de âmbito societário e tecnológico, dos tempos mais recentes, e as suas repercussões no âmbito da comunicação, particularmente a de natureza digital.
Deste modo, assenta na identificação, no conhecimento e na posterior aplicação de conteúdos e de ferramentas digitais e interativas, tendo em vista a criação de conteúdos eficazes e estrategicamente adequados.

Condições de Acesso e Ingresso

Os candidatos a admitir no curso deverão ser:
a)   Licenciados que trabalhem ou pretendam vir a trabalhar nos domínios associados ao curso.
b)   Profissionais, não detentores de licenciatura, que trabalhem ou pretendam vir a trabalhar nos domínios associados ao curso

Saídas Profissionais e Empregabilidade

– Jornalistas e gestores de comunicação (institucional, empresarial ou de marca), com responsabilidades especiais no âmbito da comunicação digital;
– Atividades no domínio das ciências da comunicação e da cultura, do marketing, e outras que pretendam integrar as competências desenvolvidas no curso no âmbito da sua realidade profissional;
– Consultores de comunicação e de design digital;
– Profissionais com funções de edição e de produção gráfica, multimédia e audiovisual.

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

No final do curso, os estudantes deverão ser capazes de:
– Perceber o impacto da digitalização no exercício da atividade do profissional de comunicação;
– Compreender a importância dos media sociais no estabelecimento e no aprofundamento de relações de comunicação entre indivíduos, comunidades, marcas e organizações;
– Projetar e desenvolver conteúdos para os diferentes media digitais, incluindo media sociais;
– Conhecer, analisar e aplicar indicadores de performance, no sentido de melhorar os resultados de ações de comunicação digital;
– Aplicar os diferentes conteúdos das unidades curriculares num projeto final.

Coordenador(es) do Curso

Ramo Comum

Ano curricular: 1
Unidade curricular Código ECTS Período
Análise de dados em media sociais 21010478 6 1º S
Comunicação em media sociais 21010456 6 1º S
Cultura Digital 21010433 6 1º S
Gestão das marcas digitais 21010467 6 1º S
Social Media Marketing 21010444 6 1º S
Produção de conteúdos digitais 21010489 6 2º S
Projeto 21010495 24 2º S