Objetivos do Curso
Este curso visa proporcionar formação no âmbito das filosofias e práticas de acompanhamento e inclusão socioeducativa de indivíduos com necessidades educativas especiais (NEE), centrando-se preferencialmente nas patologias do foro cognitivo e motor.
Condições de Acesso e Ingresso
Educadores de Infância, Professores do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e Professores do Ensino Secundário, licenciados, independentemente da sua situação profissional e tempo de serviço. Poderão eventualmente ser admitidos outros candidatos licenciados, após análise caso a caso.
Saídas Profissionais e Empregabilidade
N/A
Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação
Português
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
1. Divulgar e explicitar a filosofia de educação de crianças com NEE numa perspectiva de escola inclusiva.
2. Fomentar e desenvolver competências de trabalho em equipa.
3. Desenvolver competências de intervenção e mobilização de todos os agentes educativos, nomeadamente, pais, professores/educadores, técnicos e comunidade.
4. Preparar para a adaptação e construção de instrumentos de observação e avaliação capazes de apoiar na identificação de necessidades educativas especiais, particularmente no domínio específico de formação.
5. Capacitar para a planificação e implementação das adaptações curriculares apropriadas às necessidades dos alunos e às características das instituições escolares.
6. Capacitar para a aplicação fundamentada de estratégias específicas de intervenção, mais em particular no domínio dos problemas cognitivos e motores.
AÇÃO ACREDITADA JUNTO DO CCPFC
N.º de horas de formação acreditadas: 230
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-118347/22
Prazo de validade para efeitos de início da ação: 24 de outubro de 2025
Para os efeitos previstos no n.º1 do art.8 do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação revela para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário.
Para efeitos do art. 9 a presente ação não releva para a progressão em carreira.
Acesso a um Nível de Estudos Superior
N/A
Coordenador(es) do Curso
Tronco Comum
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Currículos Funcionais e Transição para o Mundo do Trabalho | 20026879 | 4 | Anual |
Educação Inclusiva | 20026857 | 6 | Anual |
Estratégias de Avaliação e Intervenção em Problemas de Motricidade e Cognição | 20026896 | 10 | Anual |
Intervenção Precoce | 20026868 | 4 | Anual |
Metodologia de Investigação em Educação | 20026843 | 5 | Anual |
Problemas de Motricidade/Cognição e Desenvolvimento | 20026885 | 6 | Anual |
Sistemas Aumentativos e Alternativos de Comunicação | 21009968 | 5 | Anual |
Teoria do Currículo | 20026832 | 5 | Anual |