Objetivos do Curso
A Pós-graduação em Intervenção Gerontológica pretende incidir na aquisição de conhecimentos e no desenvolvimento de competências adequados aos diversos contextos profissionais de intervenção gerontológica e à capacidade de desenvolvimento de novas práticas profissionais.
Condições de Acesso e Ingresso
Podem candidatar-se as pessoas:
a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico-Científico da ESEC;
d) Detentoras de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Técnico-Científico da ESEC.
Saídas Profissionais e Empregabilidade
Organizações sociais ou privadas de prestação de serviços e cuidados diretos à população idosa;
Autarquias locais e serviços públicos de Segurança Social;
Organismos sociais ou privados na área da educação, do lazer e turismo sénior;
Estruturas de saúde públicas ou privadas;
Estruturas de formação no domínio do envelhecimento;
Empresas de inovação social e tecnológica.
Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação
Português
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
Os objetivos da Pós-Graduação em Intervenção Gerontológica são:
– Compreender enquadramentos teóricos/ práticos e aplicar o conhecimento produzido na definição, desenvolvimento e melhoramento de programas, serviços ou práticas humanizadas ajustadas às necessidades, potencialidades e interesses da pessoa idosa e respetivas famílias.
– Conhecer e aplicar instrumentos de avaliação que permitam a identificação de necessidades e potencialidades da pessoa mais velha, e em função dos resultados, desenvolver e implementar planos de intervenção individualizados, orientados para a sua otimização funcional, cognitiva e social, envolvendo ativamente a pessoa idosa, família, cuidador e comunidade.
– Desenhar, planear e implementar projetos/programas de desenvolvimento comunitário e institucional com e para as pessoas velhas, que promovam ambientes sociais positivos com vista a maximizar o seu bem-estar, saúde e qualidade de vida.
– Mobilizar recursos que respondam às necessidades das pessoas mais velhas.
– Conhecer o processo de implementação de um sistema de qualidade.
– Desenvolver competências de liderança, de comunicação e de gestão de equipas.
– Conhecer práticas de intervenção nos domínios psicológico, educativo, artístico, social, desportivo e tecnológico.
Acesso a um Nível de Estudos Superior
Não aplicável.
Coordenador(es) do Curso
Ramo Comum
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Perspetiva de Envelhecimento e Políticas e Práticas de Envelhecimento Ativo | 21010388 | 10 | 1º S |
Práticas de Intervenção Psicossociais, Educativas, Artísticas, Desportivas e Tecnológicas | 21010400 | 10 | 1º S |
Projetos Sociais e Candidaturas | 21010399 | 10 | 1º S |
Gestão da Qualidade em Instituições de Prestação de Serviços à Pessoa Idosa | 21010411 | 10 | 2º S |
Projeto de Intervenção Gerontológica | 21010422 | 20 | 2º S |