No dia 23 de setembro de 2026, a Universidade Politécnica de Coimbra promove um encontro dedicado ao tema Saúde, Bem-Estar e Ação Social, reunindo a comunidade académica num espaço de partilha, reflexão e valorização de iniciativas que contribuem para uma experiência académica mais saudável e inclusiva.
O evento integra a celebração do Dia da Ação Social e a Conferência Final do projeto +SaBe – + Saúde e Bem-Estar, que apresentará o trabalho desenvolvido, os principais resultados e as experiências de promoção da saúde e do bem-estar na comunidade académica.
O programa aborda diferentes dimensões do bem-estar, com destaque para a saúde mental, a atividade física, a natureza, a mentoria interpares e a participação dos estudantes, através da partilha de projetos e boas práticas.
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia, mediante disponibilidade de lugares.
Ao inscrever-se no evento, poderá também participar no Workshop “Horse-Buddy”. Devido às características desta atividade, o número de participantes é limitado, estando a participação sujeita à disponibilidade de lugares.
| 09h00 | Abertura do Secretariado |
| 09h15 | Sessão de Abertura (Auditório H1 da ESAC) |
| Cândida Malça | Reitora da Universidade Politécnica de Coimbra
António Carvalho | Administrador dos SAS UPCoimbra João Gândara | Presidente da ESAC UPCoimbra Ramsés Amaral | Representante das Associações de Estudantes da UPCoimbra |
|
| 10h00 | Sessão Plenária – Dia da Ação Social
À conversa com estudantes sobre o papel da ação social |
| Maria João Jacob | Assistente Social, Unidade de Apoios Sociais Diretos (UASD)
Marta Gabriel | Coordenadora da Unidade de Alojamento e Hotelaria (UAH) Patrícia Freitas | Coordenadora da Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) Helena Moura | Coordenadora da Unidade de Saúde e Bem-Estar (USBE) Mariana Soares | Diretora Técnica do Ginásio, Unidade de Atividade Física (UAF)
Moderador(a): Jorge Simão | Representante das Associações de Estudantes da UPCoimbra |
|
| 11h30 | Workshop Promoção do Bem-estar
Vem conhecer o Projeto Horse-Buddy Francisca Lourenço (Mentora do Horse Buddy) Local: Picadeiro, ESAC UPCoimbra |
| 12h30 | Almoço |
| 14h00 | Conferência Final do Projeto Saúde Mental
Projeto +SaBe: “+ Saúde e Bem-estar” – Partilha, reflexão e perspetivas futuras |
| Mentoria Interpares UPCoimbra, Lara Figueiredo
Horse Buddy, Fátima Feliciano Metodologias UBUNTU, Chester Martins Podcast Entre Mentes, Diana Marta Atividade Física, Saúde e Natureza, Sílvia Seco
Comentadores: Joana Fernandes e João Lobato |
|
| 16h00 | Sessão de Encerramento |
| Hélder Santos | Pró-Reitor para a Promoção da Saúde e Bem-Estar da UPCoimbra
|
|
| 16h30 | Lanche Convívio / Brinde ao bem-estar |