UPCoimbra recebe visita internacional do projeto FISSH
A Universidade Politécnica de Coimbra (UPCoimbra) recebeu, na Casa do Bispo, cerca de 20 participantes internacionais do projeto FISSH, numa sessão dedicada à apresentação do INOPOL e das suas iniciativas de inovação e transferência de conhecimento para o setor agroalimentar.
A visita integrou o evento interregional de aprendizagem do projeto FISSH, organizado pela CIM Região de Coimbra, parceira do projeto FISSH, que decorreu nos dias 23 e 24 de setembro, e reuniu parceiros do projeto e partes interessadas de Portugal, Grécia, Finlândia e Polónia. O programa teve como objetivo dar a conhecer boas práticas desenvolvidas na Região de Coimbra e promover a partilha de experiências em torno da transição do setor alimentar para modelos de produção mais sustentáveis.
Comitiva do projeto FISSH recebida na UPCoimbra
Na Casa do Bispo, o grupo conheceu o INOPOL e o trabalho desenvolvido pelo polo na promoção da inovação, do empreendedorismo e da transferência de conhecimento.
O programa incluiu também uma visita à Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC), onde os participantes conheceram as instalações e alguns dos projetos e atividades de investigação aplicada desenvolvidos no campus, bem como a sua ligação ao mercado e ao setor empresarial.
O FISSH (Food Industry SMEs’ Sustainability Support and Help), financiado pelo programa Interreg Europe, reúne cinco regiões europeias com o objetivo de melhorar as políticas regionais de apoio às pequenas e médias empresas do setor alimentar, através da partilha de conhecimento, experiências e boas práticas entre territórios.
O projeto desenvolve-se em torno de três áreas principais: modelos de negócio sustentáveis; processos de produção e cadeias de valor; e marketing e perceção dos consumidores sobre produtos alimentares sustentáveis, considerando as dimensões ambiental, económica e social.