Investigadora do IPC integra painel científico de peritos da Comissão Europeia na área das Ciências Sociais e Humanas

Sónia Costa, investigadora do Politécnico de Coimbra (IPC), integra o Painel Científico de Peritos Avaliadores da Agência Europeia de Execução para Investigação da Comissão Europeia, na área das Ciências Sociais e Humanas.

A Agência de Execução para a Investigação é um organismo de financiamento da investigação e da inovação e é responsável pela gestão dos subsídios da União Europeia a favor da investigação. Procede, entre outros, à avaliação de mecanismos de financiamento europeu nas prestigiadas ações Marie Sklodowska-Curie Individual Fellowships (IF), Marie Sklodowska-Curie Innovative Training Networks (ITN) e Marie Sklodowska-Curie European Training Networks (ETN). As Ações Marie Skłodowska-Curie (MSCA) fazem parte do Horizonte 2020, o Programa-Quadro de Investigação e Inovação da UE. As MSCA apoiam investigadores na Europa e no resto do mundo, promovem a colaboração entre as comunidades académica, científica e empresarial e impulsionam as carreiras dos cientistas.

Sónia Costa, que iniciou as novas funções a 1 de outubro, é investigadora do Instituto de Investigação Aplicada (i2A) do Politécnico de Coimbra, coordenadora do Núcleo de Investigação em Ciências Sociais e Humanas (NICSH) da ESEC e presidente da Comissão de Ética do IPC.