Gabinete de Apoio ao Estudante – GAE

O Gabinete de Apoio ao Estudante (GAE) tem como missão identificar as principais dificuldades inerentes a este processo de transição académica, visando uma adaptação bem-sucedida dos estudantes do Instituto Politécnico de Coimbra e a promoção do seu sucesso académico, desenvolvimento e bem-estar.

Com equipas compostas por assistentes sociais, psicólogas, estudantes e docentes, o GAE atua, nomeadamente, nos seguintes domínios de intervenção:

 Apoio social (bolsas de estudo, alojamento, alimentação e saúde)

 Apoio psicológico (questões emocionais, interpessoais, reorientação vocacional)

 Apoio pedagógico (dificuldades escolares, questões académicas)

 Apoio interpares (acompanhamento na integração, socialização)

Objetivos do GAE:

 Dar apoio técnico em todo o processo de candidatura a Bolsa de Estudo e outros apoios sociais internos e externos;

 Apoiar no processo de candidatura às Residências dos SASIPC;

 Apoiar os estudantes na sua integração psicossocial;

 Auxiliar os estudantes na gestão do tempo, na ansiedade face aos exames, nos métodos de estudo e em outros tipos de apoios psicopedagógicos;

 Assessorar e dar pareceres aos Órgãos de Gestão do IPC relativamente a situações relacionadas com a integração dos estudantes;Ser o intermediário na relação estudante/escola, apoiando o esclarecimento/resolução dos diversos problemas de natureza social;

 Intervir em casos de possível abandono escolar;

 Desenvolver estudos continuados sobre o abandono escolar e monitorizar a evolução dos fatores neles identificados.

As marcações para atendimento no GAE poderão ser feitas pessoalmente, no próprio Gabinete em cada Escola/Instituto, no horário de atendimento, ou por correio eletrónico para:

GAE ESAC gae.esac@ipc.pt

GAE ESEC gae.esec@ipc.pt