Gabinete de Apoio ao Estudante – GAE

Ano letivo 2023-2024

O Gabinete de Apoio ao Estudante (GAE) do IPC, em cada Escola, tem como principal missão apoiar os estudantes do Politécnico de Coimbra e identificar as dificuldades inerentes ao seu processo de transição e integração académica, visando o bem-estar, a adaptação bem-sucedida e a promoção do seu sucesso escolar.

Com equipas compostas por assistentes sociais, psicólogas, estudantes e docentes, o GAE atua, nomeadamente, nos seguintes domínios de intervenção:

– Apoio social (bolsas de estudo, alojamento, alimentação e saúde)

– Apoio psicológico (questões emocionais, interpessoais, reorientação vocacional)

– Apoio pedagógico (dificuldades escolares, questões académicas)

– Apoio interpares (acompanhamento na integração, socialização)

Objetivos do GAE:

– Dar apoio técnico em todo o processo de candidatura a Bolsa de Estudo e outros apoios sociais internos e externos;

– Apoiar no processo de candidatura às Residências dos SASIPC;

– Apoiar os estudantes na sua integração psicossocial;

– Auxiliar os estudantes na gestão do tempo, na ansiedade face aos exames, nos métodos de estudo e em outros tipos de apoios psicopedagógicos;

– Assessorar e dar pareceres aos Órgãos de Gestão do IPC relativamente a situações relacionadas com a integração dos estudantes; Ser o intermediário na relação estudante/escola, apoiando o esclarecimento/resolução dos diversos problemas de natureza social;

– Intervir em casos de possível abandono escolar;

– Desenvolver estudos continuados sobre o abandono escolar e monitorizar a evolução dos fatores neles identificados.

No atual ano letivo os pedidos de marcação para atendimento no GAE deverão ser feitos preferencialmente por correio eletrónico para os seguintes endereços:

GAE ESAC gae.esac@ipc.pt

GAE ESEC gae.esec@ipc.pt

GAE ESTGOH gae.estgoh@ipc.pt

GAE ESTESC gae.estesc@ipc.pt

GAE ISCAC gae.iscac@ipc.pt

GAE ISEC gae.isec@ipc.pt

Consulte aqui a informação referente ao atendimento das Assistentes Sociais.

Regulamento GAE IPC julho 2023

Requerimento Geral de Aluno

Este documento tem como finalidade a apresentação de pedidos ou esclarecimentos de diversa natureza.

Descarregar no link infra.