Angariação de fundos contra o abandono académico durante os concertos dos Coldplay

“Coimbra sem Abandono Académico” é o mote da campanha de angariação de fundos promovida pela rede de parceiros do Fundo Solidário NEXT, que tem como principal objetivo apoiar os estudantes do ensino superior, com dificuldades financeiras e académicas. A campanha vai decorrer durante os concertos da banda britânica Coldplay, que decorrem na cidade de Coimbra, entre 17 e 21 de maio de 2023.

Fundada e coordenada pelo Instituto Universitário Justiça e Paz (IUJP), da Diocese de Coimbra, esta rede solidária, Fundo Solidário NEXT, integra um vasto grupo de instituições, das quais se destacam o Politécnico de Coimbra, a Universidade de Coimbra, a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, a Cáritas Diocesana de Coimbra e o Centro de Acolhimento João Paulo II – Coimbra.

Cada uma das Instituições de Ensino Superior Público de Coimbra envolvidas dinamiza a recolha de fundos num dos dias de concerto (17, 18, 20 e 21), mobilizando 25 voluntários por dia, que serão distribuídos por cinco postos de angariação nas imediações do Estádio Cidade de Coimbra, entre as 15 e as 19 horas. Os voluntários vão estar devidamente identificados e todas as pessoas que queiram contribuir podem fazer o seu donativo em numerário ou através de terminal de pagamento automático (TPA), que aceita cartão bancário e MB WAY.

Além da campanha presencial, decorre ainda uma angariação de fundos online, pelo que pode fazer o seu contributo para o IBAN do Fundo Solidário NEXT: PT50 0018 2221 02643654020 04 (Santander).

Para a organização, esta iniciativa está a ser, desde já, uma experiência muito positiva para o Fundo Solidário NEXT. “Podermos ver estudantes e não estudantes a mobilizar-se por esta causa, e sentirmos o apoio das Instituições, é motivo de esperança”, refere o diretor do IUJP, Padre Paulo Simões.

Fundo Solidário NEXT

O Fundo Solidário NEXT é um projeto de apoio social com a missão de servir, com envolvimento da comunidade académica, os estudantes do ensino superior em Coimbra, combatendo o insucesso e o abandono escolar, a pobreza e a exclusão social. Visa, sobretudo, apoiar estudantes do ensino superior, com dificuldades económicas e académicas, na construção do seu percurso, a partir da escuta atenta da narrativa de cada pessoa, sem preconceitos ou juízos de valor relacionados com idade, género, nacionalidade ou crenças. Atua em situações de emergência e noutras, que contribuam para a criação de condições favoráveis à continuidade dos estudos. O projeto conta já com 13 anos, e tem construído um impacto social forte, que permitiu evitar o abandono escolar de dezenas de estudantes todos os anos letivos.

Pode encontrar mais informações sobre este projeto e sobre outros tipos de apoio atribuídos aos estudantes em www.justicaepaz.com/projeto-social.

16.05.2023