Comunidade do Politécnico de Coimbra solidária com a Ucrânia

O Politécnico de Coimbra (IPC) está a desenvolver uma iniciativa de solidariedade com a população ucraniana com vista a recolher bens essenciais para enviar àquele país. O IPC associa-se assim à iniciativa da Câmara Municipal de Coimbra, que pretende fazer chegar ajuda à população que se vê confrontada com uma situação de guerra.

A partir de quarta-feira, 2 de março, as seis escolas do Politécnico de Coimbra – ESAC, ESEC, ESTGOH, ESTeSC, ISEC e ISCAC – disponibilizam pontos de recolha em cada uma delas, bem como os Serviços Centrais, de forma a que a comunidade escolar possa fazer as suas doações. Recomenda-se a entrega de alimentos não perecíveis – enlatados, sopas rápidas, água, sumos, leite em pacotes pequenos -, roupas quentes, produtos de higiene, medicamentos, material de primeiros socorros (seringas, pensos rápidos, álcool e água oxigenado, etc.) e sacos-cama. A recolha decorre até dia 7 de março e, posteriormente, estes bens serão encaminhados para o seu destino, a Ucrânia e outros países vizinhos que estão a acolher refugiados do cenário de guerra, através de meios de transporte que estão a ser agilizados pela autarquia.

Esta iniciativa decorre, como já referido, em parceria com a Câmara Municipal de Coimbra e em articulação com outras instituições da cidade, como a Universidade de Coimbra, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e a Associação Académica de Coimbra.

Para Jorge Conde, presidente do IPC, “numa altura de enorme consternação para o mundo e com uma crise humanitária cuja proporção ainda não se consegue prever, o Politécnico de Coimbra não podia ficar indiferente”. Segundo o responsável, “enquanto instituição do sistema educativo, cabe-nos, como a todas as instituições nossas congéneres, educar pelo exemplo, formar pessoas de sentido ético e solidário e, por isso, sentimos obrigação de estar na linha da frente deste movimento”. Jorge Conde felicita ainda a Câmara Municipal de Coimbra pela “liderança na conciliação de vontades” dos agentes locais numa ação conjunta.

O Politécnico de Coimbra informou ainda o Governo Português que está disponível para receber estudantes ucranianos que pretendam prosseguir os seus estudos no IPC, à semelhança do que já aconteceu em relação a estudantes provenientes da Síria e do Afeganistão, no âmbito da Plataforma Global para os Estudantes Sírios.