IPC e Município de Arganil debatem Desafios, Perspetivas e Inovação no 3.º setor

No passado dia 19 de maio, o Município de Arganil recebeu o evento “@GIR pelo Território – Desafios, Perspetivas e Inovação no 3.º setor”, na Cerâmica Arganilense. A manhã foi dedicada aos Workshops Técnicos, cujo objetivo foi abordar os temas de maior desafio identificados em 2022 pelas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho. Assim, resultaram os workshops de “Candidaturas a Financiamento” com Joana Ramos – @GIR-IPC, “Oficina de Recurso de Animação Socioeducativa” com Daniel Ferreira – @GIR-IPC, “Exercício Físico e Sustentabilidade na Saúde de Idosos” com Guilherme Furtado – I2A-IPC, “Marketing Social” com António Cardoso da Universidade Fernando Pessoa do Porto e “Saúde Mental e Motivação de pessoas no 3º Setor” com Sofia Pereia da Slow Movement Portugal. Mais de 50 participantes estiveram presentes nos workshops.

O seminário da tarde foi composto por 3 painéis, “Gestão de Recursos Humanos”, “Gestão e Financiamento” e “Novas Respostas Sociais” com foco em momentos de partilha de boas práticas e de projetos inovadores no terceiro setor. Com a moderação de Adília Farinha do IEFP, estiveram presentes no painel de “Gestão de Recursos Humanos”, Wander Carvalho do ISCAC-IPC e Luís António Machado da Universidade do Minho. O segundo painel, “Gestão e Financiamento”, contou com a moderação de Sónia Rito do ISCAC-IPC e com a participação de Manuela Veloso do Instituto da Segurança Social, I.P, Andrea Campos da Cáritas Diocesana de Coimbra, Bernardo Campos da CCDR Centro e Helena Henriques do Grupo de Solidariedade Social Desportivo Cultural e Recreativo de Miro. O terceiro painel, “Novas Respostas Sociais”, foi moderado por Dina Soeiro da ESEC-IPC e colaboraram neste painel Ana Rita e Silva da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, João Martins com o tema das Aldeias Geriátricas que apresentou o conceito “Aldeias Lar” e Sara Moura dos Médicos do Mundo.

Mais de uma centena de participantes tiveram a oportunidade de estar presentes no primeiro dia que foi dedicado aos workshops técnicos e ao seminário.

Durante todo o dia, esteve patente a Exposição “Inovação & Boas Práticas no 3º Setor”, com o objetivo de partilhar boas práticas e projetos inovadores no terceiro setor. Estiveram presentes o projeto “Letras Prá Vida” da ESEC-IPC, os “Médicos do Mundo”, a ARCIL, a APPACDM de Coimbra, uma exposição fotográfica do CLDS-4G de Arganil e o Politécnico de Coimbra.

No segundo dia, 20 de maio, durante a manhã, mais de 50 pessoas passaram pelo Parque Verde Urbano do Sub-Paço de Arganil, onde decorreram atividades ao ar livre abertas à comunidade. Esta iniciativa intitulada “Juntos & Ativos | Dos 0 aos 100”, convidou o público em geral a vivenciar contextos de educação não formal e projetos relevantes para o terceiro setor.

Na sessão de abertura, Jorge Conde, presidente do Politécnico de Coimbra, salientou a importância do projeto @GIR – Gabinetes de Inovação Regional, que se foca nas necessidades do território e em tudo o que a instituição pode fazer na região em que está inserida. “Percebemos há muito que o que temos de fazer com os jovens que chegam às nossas escolas é prepará-los para aquilo que as empresas, entidades e instituições necessitam, os nossos estudantes saem devidamente preparados para o que os territórios precisam”, afirmou. O responsável salientou ainda que este evento foi o terceiro de um ciclo de seminários “@GIR pelo Território” que a instituição está a preparar com parceiros locais, reforçando a ligação ao território com iniciativas que promovam o debate de áreas e temáticas com interesse para a região.

Já Luís Paulo Costa, presidente da Câmara Municipal de Arganil, referiu, na sessão de encerramento, que “num território onde o papel do terceiro setor é determinante para garantir uma resposta adequada às necessidades de diferentes populações, o seminário permitiu discutir a melhor forma como pode este setor reinventar-se e encontrar novas formas de funcionar”. “O sucesso do evento deve-se ao trabalho conjunto entre o Politécnico de Coimbra e o Município de Arganil, aos oradores convidados e boas práticas partilhadas que permitiram deixar a todos os participantes o exemplo de que as melhorias são, efetivamente, possíveis nesta área”, disse. O presidente pediu, ainda, a todas as entidades presentes para “tirarem partido da equipa @GIR do Politécnico de Coimbra, altamente preparada e qualificada, para ajudar diariamente as empresas e instituições do território a fazerem face aos desafios diários”.

25.05.2023