Mestrado em Turismo de Interior - Educação para a Sustentabilidade

Objetivos do Curso

1. Aprofundar uma Formação em Quadros Superiores de Empresas de intervenção local, Instituições da Administração Pública e responsáveis pelo desenvolvimento de destinos turísticos. 2. Estimular o espírito empreendedor, promover capacidade(s) de inovação em recursos/produtos turísticos emergentes de destinos de interior. 3. Desenvolver capacidades em ensino e Recursos Humanos de Turismo, superando necessidades de Quadros, em áreas economicamente desfavorecidas. 4. Estimular o gosto pela investigação em turismo e pela aquisição de conhecimentos e técnicas para aplicação em projetos de promoção do desenvolvimento local. 5. Oferecer uma especialização em planeamento de produtos e destinos de Turismo de Interior. 6. Fomentar o Desenvolvimento Integrado do Turismo de Interior através das especificidades e potencialidades dos Territórios. 7. Desenvolver uma metodologia eminentemente prática, ligada à realidade profissional
através da participação em projetos de intervenção local e regional.

Condições de Acesso e Ingresso

1 – Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre: a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal, conferido por instituição de ensino superior nacional nas áreas de Turismo e/ou Hotelaria, Gestão, Geografia ou em áreas afins; b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro, conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo, nas áreas de Turismo e/ou Hotelaria, Gestão, Geografia ou em áreas afins; c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro, que seja reconhecido, pelo conselho técnico-científico da ESEC, como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado, nas áreas acima referenciadas; d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido, pelo Conselho Técnico-Científico da ESEC, como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos. 2 – O reconhecimento a que se referem as alíneas b), c) e d) do n.º 1 tem apenas como efeito o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre, não conferindo ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou o reconhecimento desse grau.

Saídas Profissionais e Empregabilidade

Os Mestres em Turismo de Interior terão como principais saídas profissionais: 1- Planeamento e desenvolvimento de destinos turísticos de Interior; 2 – Municípios / Vereação do Turismo – Gestão Integrada de Produtos e Destinos de Interior em cada concelho; 3 – Associações de desenvolvimentos para uma gestão integrada de recursos; 4- Comissões de Coordenação das diferentes Regiões NUTs 2; 5- Administração / Gestão de associações coordenadores de projetos em territórios de baixa densidade; 6- Parques Naturais – Gestão e organização de atividades turísticas e de animação; 7- Gestão de Unidades de Turismo em Espaço Rural; 8- Inovação nos produtos turísticos emergentes e adequados aos desafios dos mercados impostos por destinos turísticos de interior.

Para informações sobre dados estatísticos do curso clique aqui

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

1. Aquisição de capacidades em domínios considerados estratégicos para uma futura intervenção no âmbito do desenvolvimento do Turismo de Interior em Portugal (domínio não abrangido por qualquer nível de formação pós-graduada em Turismo, em Portugal). 2. Organização de projetos turísticos, considerados estruturais para o desenvolvimento de Regiões de Interior. 3. Promoção de aptidões ao nível da organização de pequenas e médias empresas promotoras do desenvolvimento local. 4. Desenvolvimento de competências que suscitem uma atitude de promoção e desenvolvimento integrado das regiões, tendo em conta recursos endógenos e exógenos. 5. Promoção do interesse pelo estabelecimento de parcerias entre empresas turísticas que incentivem o desenvolvimento de Turismo de Interior de forma a assegurar a sustentabilidade social, económica e ambiental.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

O Diploma de Mestrado em Turismo de Interior – Educação para a Sustentabilidade dá acesso a formação de nível superior, nomeadamente a estudos de 3.º ciclo.

Coordenador(es) do Curso

Mestrado em Turismo de Interior - Educação para a Sustentabilidade

Unidade curricular Código ECTS Período
Projeto de Investigação/Estágio 21001826 60 N.A.