Pós-Graduação em Intervenção Gerontológica

Objetivos do Curso

A presente proposta de criação de uma pós-graduação em Intervenção Gerontológica pretende responder às exigências de formação que os mais recentes desenvolvimentos vieram colocar aos profissionais que exercem funções em instituições públicas e privadas que prestam serviços ou desenham programas de intervenção dirigidos à população idosa, procurando-se atualizar os seus conhecimentos e competências, com vista a intervenções que respondam de forma adequada às suas necessidades, às das suas famílias e comunidades.
O setor da prestação de cuidados à pessoa idosa, respetivas famílias e comunidades tem verificado uma grande expansão nas duas últimas décadas e meia, não só no tipo de serviços prestados, como também no tipo de instituições que os presta (e.g., IPSS, ONG, Municípios, Empresas,, etc.). De facto, em resposta ao acentuado envelhecimento da população portuguesa, e após uma fase em que se revelou urgente providenciar e disponibilizar respostas sociais, emergem novos desafios. De entre eles, o de elevar a qualidade dos serviços prestados e o de providenciar uma diversidade de (novas) respostas ajustadas à heterogeneidade que caracteriza este grupo etário, sempre com vista à otimização da sua qualidade de vida e à promoção de um envelhecimento ativo e bem-sucedido. Aos profissionais, que direta ou indiretamente trabalham com a pessoa mais velha (seja em contexto comunitário, seja institucional), compete orientar a sua prática profissional para estes objetivos, através de práticas humanizadas inovadoras, sustentadas em evidências e apoiadas na aplicação de conhecimento interdisciplinar.
A inovação das respostas e a criação de soluções ajustadas passa inevitavelmente pela formação de profissionais dotados de elevada performance técnica e de renovadas competências de análise crítica e de intervenção humanizada.

Condições de Acesso e Ingresso

Podem candidatar-se as pessoas:
a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico-Científico da ESEC;
d) Detentoras de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Técnico-Científico da ESEC.

Saídas Profissionais e Empregabilidade

Organizações sociais ou privadas de prestação de serviços e cuidados diretos à população idosa;
Autarquias locais e serviços públicos de Segurança Social;
Organismos sociais ou privados na área da educação, do lazer e turismo sénior;
Estruturas de saúde públicas ou privadas;
Estruturas de formação no domínio do envelhecimento;
Empresas de inovação social e tecnológica.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

A Pós-graduação pretende incidir na aquisição de conhecimentos e no desenvolvimento de competências adequados aos diversos contextos profissionais de intervenção gerontológica e à capacidade de desenvolvimento de novas práticas profissionais, nomeadamente:
– Compreender enquadramentos teóricos/ práticos e aplicar o conhecimento produzido na definição, desenvolvimento e melhoramento de programas, serviços ou práticas humanizadas ajustadas às necessidades, potencialidades e interesses da pessoa idosa e respetivas famílias.
– Conhecer e aplicar instrumentos de avaliação que permitam a identificação de necessidades e potencialidades da pessoa mais velha, e em função dos resultados, desenvolver e implementar planos de intervenção individualizados, orientados para a sua otimização funcional, cognitiva e social, envolvendo ativamente a pessoa idosa, família, cuidador e comunidade.
– Desenhar, planear e implementar projetos/programas de desenvolvimento comunitário e institucional com e para as pessoas velhas, que promovam ambientes sociais positivos com vista a maximizar o seu bem-estar, saúde e qualidade de vida.
– Mobilizar recursos que respondam às necessidades das pessoas mais velhas.
– Conhecer o processo de implementação de um sistema de qualidade.
– Desenvolver competências de liderança, de comunicação e de gestão de equipas.
– Conhecer práticas de intervenção nos domínios psicológico, educativo, artístico, social, desportivo e tecnológico.