Conhecimentos de Base Recomendados
Aplicar os conhecimentos adquiridos, explorados e desenvolvidos nas unidades curriculares lecionadas ao longo do curso
Métodos de Ensino
Nas aulas de contacto são apresentadas algumas considerações gerais sobre o desenvolvimento de projetos de produtos alimentares.
É elaborada uma estratégia de abordagem aos temas a serem desenvolvidos por cada grupo de trabalho e definem-se estratégias de coordenação, desenvolvimento e otimização.
Nas aulas de execução do projeto, o trabalho é desenvolvido pelos grupos de trabalho e visa a elaboração de um produto alimentar.
Resultados de Aprendizagem
Aplicar os conhecimentos adquiridos, explorados e desenvolvidos nas unidades curriculares lecionadas ao longo do curso, na elaboração de um projeto de desenvolvimento de um produto alimentar contemplando as componentes: tecnológicas, nutricionais, de qualidade e de segurança alimentar. Desenvolver o pensamento empreendedor e o espírito de iniciativa. Trabalhar eficientemente em equipa para cumprir os objetivos do projeto, demonstrando capacidade para planear, dividir tarefas e estabelecer acordos. Desenvolver o sentido de responsabilidade, a capacidade de autoaprendizagem, a capacidade de negociação, de adaptação à mudança e de comunicação. Desenvolver a capacidade de estabelecimento de metas. Fazer a gestão do desempenho individual e do grupo para alcançar os resultados esperados.
Programa
1. Utilização e análise de estatísticas e estudos de mercado, segmentação, posicionamento e processos de
desenvolvimento de novos produtos.
2. Caracterização do produto alimentar a desenvolver e utilização esperada para o produto.
2.1. Identificação das matérias-primas e subsidiárias necessárias.
2.2. Processo de fabrico e opções tecnológicas.
2.3. Embalagem e rotulagem do produto alimentar.
2.4. Condições de armazenagem, expedição e transporte, exposição nos locais de venda.
3. Qualidade do produto alimentar elaborado à escala laboratorial ou escala piloto.
3.1. Indicadores físico-químicos.
3.2. Indicadores microbiológicos.
3.3. Indicadores sensoriais.
3.4. Previsão do tempo de vida útil do produto.
Métodos de Avaliação
Avaliação contínua
A avaliação contínua contempla duas componentes: uma de participação nas discussões (40%) e
outra de apresentação do trabalho (60%). A componente de participação nas discussões avalia a grau
de participação individual de cada elemento nas reuniões com os grupos de trabalho. A componente
de apresentação do trabalho avalia o trabalho desenvolvido pelo grupo em termos da qualidade: do
material produzido (relatório de projeto), da sua exposição e da argumentação utilizada pelos
estudantes na defesa das opções seguidas.
É condição para aproveitamento em avaliação contínua ter classificação final igual ou superior a
9,5 valores.
Avaliação em exame final
Todos os estudantes que frequentaram a UC e não obtiveram aproveitamento por avaliação contínua
ou se encontrem nas situações específicas previstas na lei, podem realizar a avaliação por exame final.
A avaliação por exame final incide sobre a totalidade dos conteúdos abordados.
O exame constará de uma componente escrita e da defesa oral da componente escrita entregue, com
um peso de 50% cada. A componente escrita consiste na elaboração de uma análise crítica de um
projeto fornecido pelos docentes, identificando e justificando de forma fundamentada os pontos
fortes e fracos de projeto, e propondo e implementando melhorias a esse mesmo projeto.
É condição para aproveitamento em exame final ter classificação final igual ou superior a 9,5 valores.
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Vanaclocha, A.A., 2004. Diseño de industrias agroalimentarias. Madrid: Ediciones Mundi-Prensa.
Dias Pereira C., Botelho G., Rodrigues I., Franco J., Esteves V., 2011. Manual de Conservação e Transformação de Produtos de Origem Vegetal. Edição digital: Ministério da Agricultura do Desenvolvimento Rural e das Pescas. República de Angola.
Apontamentos e recurso a endereços de internet a indicar pelos docentes da UC.