Conhecimentos de Base Recomendados
Introdução à agricultura biológica
Biologia I
Biologia II
Métodos de Ensino
Para a concretização dos objectivos da unidade curricular e a conferência das competências previstas aos estudantes, o processo de ensino aprendizagem assenta nos seguintes conteúdos e metodologias de ensino:
1. Na aquisição de conhecimentos sobre: (1) exognósia; (2) osteologia (3) artrologia e (4) miologia
2. Na aquisição de conhecimentos sobre (1) esplancnologia, (2) fisiologia da reprodução, da lactação, da digestão e (3) o tegumento;
3. Na aquisição de conhecimentos sobre (1) imunologia e sangue, (2) etio-patogenia e (3) epidemiologia; da homesostase geral; (4) neuroanatomia.
4. Na execução de trabalhos práticos (na sala de aula utilizando os esqueletos e os modelos, na sala de necropsia utilizando as vísceras oruindas do matadouro, no laboratório colheita e processamento de sangue).
As aulas teórica-práticas serão realizadas nos mesmos moldes;
Resultados de Aprendizagem
A Unidade Curricular Anatomia e Fisiológia Animal é essencialmente uma disciplina de base que visa apresentar o conceito do animal como um todo funcional, levando o formando a perceber os mecanismos de funcionamento dos animais. A Agricultura Biológica na sua vertente animal, é uma área do saber na qual se podem concretizar os melhores resultados através do domínio e da utilização da fisiologia dos animais. É neste contexto que se ancoram os objectivos desta unidade curricular.
Programa
Módulo 1: Estrutura Geral do Animal – Peso:30%
Localização das principais regiões exterior dos animais
Termos descritivos usados no estudo da anatomia. Classificação dos ossos/função – Osteogénese
OSTEOLOGIA O Esqueleto – Esqueleto Axial e Apendicular/Articulações – Classificação
SISTEMA MUSCULAR – Características estruturais e funcionais do músculo.
Módulo 2: Esplancnologia Animal I – Peso:40%
SISTEMA CARDIOVASCULAR – Anatomia e fisiologia do sistema circulatório:
Sangue/imunologia – Execução de esfregaço;
APARELHO RESPIRATÓRIO
ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA DIGESTIVO
ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA URINÁRIO
ENDOCRINOLOGIA – Endocrinologia: conceito de hormona;
Módulo 3: Esplancnologia Animal II – Peso:30%
ANATOMIA DA GLÂNDULA MAMARIA E A FISIOLOGIA DA LACTAÇÃO
ANATOMIA DO SISTEMA NERVOSO – Divisões do sistema nervoso, sistema nervoso central e periférico, sistema nervoso autónomo.
SISTEMA TEGUMENTAR – Pele e pêlos, glândulas sebáceas e sudoríparas, cascos
Patologia dos cascos
Métodos de Avaliação
- - Exame escrito teórico (50%) + Exame prático (50%). - 100.0%
- - CF = (30% nota do teste módulo 1+ 40% nota do teste módulo 2 + 30% nota do teste módulo 3) - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
MCCRACKEN T.O., KAINER R.A., SPURGEON T.L. Spurgeon atlas colorido de anatomia de grandes animais: fundamentos. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2004
THRUSFIELD M., Epidemiologia veterinária. Zaragoza, Acríbia, D. L. 1990
CLAYTON H.M.[et al.]. Atlas colorido de anatomia aplicada dos grandes animais. São Paulo: Editora Manole Ltda., 1997
SCHWARZE, E. Compendio de Anatomia Veterinária. Tomo I (Introduction a la Anatomia Veterinaria. Apparato Locomotor) e II (Sistema Visceral). Editorial Acribia, S.A.
KARDONG K.V. Vertebrates: comparative anatomy, function, evolution. 2nd ed. Boston: McGraw Hill, 1997
SWENSON, M.S. Dukes Fisiologia dos Animais Domésticos, 10ª edicão, Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 1988
SISSON, S., GROSSMAN, J.D. Anatomia de los animais domesticos, Barcelona Savat 1977.
TIZARD I.R. Veterinary immunology: an introduction. 6th ed. Philadelphia: W. C. Saunders Company, Cop. 2000
DYCE K.M., WENSING C.J.G. Veterinary Anatomy ed. Elsevier Saunders, ISBN 0-7216-8966-3/978-0-721689-66-1. 2002
BARONE R., Anatomie compareé des mammifères domestiques. Paris: Vigot, 1980
FRANDSON R.D., WILKE, L.W., FAILS, A.D. Anatomia E fisiologia dos animais de fazenda. 6ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
CUNNINGHAM J.G. Veterinary Physiology 3rd Edition. ed. Elsevier Saunders, ISBN 0-7216-8994-9/978-0-721689-94-4. 2002.
CROUJÉ P. B. Ruminant physiology: digestion, metabolism, growth and reproduction. ed. Oxon: Cabi Publishing, 2000