Engenharia Bioquímica

Métodos de Ensino

O ensino combina aulas teóricas, teórico-práticas e laboratoriais, promovendo a integração entre conhecimento, aplicação e reflexão.

  • Aulas Teóricas: a exposição de conteúdos, é ilustrada com exemplos e estudos de caso, recorrendo a metodologias ativas que incentivam a participação e a pesquisa orientada.
  • Aulas Teórico-Práticas: os estudantes resolvem exercícios e problemas de forma individual ou colaborativa, sob orientação do docente, aplicando conceitos e desenvolvendo competências analíticas.
  • Aulas Práticas de Laboratório: envolvem a leitura, planeamento, execução e análise crítica e fundamentada de trabalhos experimentais, culminando na elaboração de relatórios em formato artigo científico e na criação e apresentação de um poster.

Estas metodologias promovem a aprendizagem autónoma, colaborativa e centrada no estudante, em consonância com o modelo pedagógico do curso.

Resultados de Aprendizagem

No final da UC, o estudante deverá ser capaz de:

  1. Identificar o papel do biorreator como elemento central de um bioprocesso e distinguir os diferentes bioprodutos obtidos.
  2. Aplicar a terminologia, os modelos e os parâmetros cinéticos e estequiométricos em situações concretas de bioprocessos.
  3. Selecionar o tipo de biorreator, modo de operação e condições de processo mais adequados, e realizar avaliações quantitativas da evolução de biomassa, substrato e produto.
  4. Analisar os mecanismos de agitação, mistura e transferência de oxigénio em biorreatores, avaliando o seu impacto no desempenho do processo.
  5. Resolver problemas e exercícios de aplicação relacionados com estequiometria e cinética de reações biológicas, balanços mássicos e modelação de biorreatores.
  6. Elaborar relatórios científicos e comunicar resultados em formato de artigo e de poster científico.
  7. Refletir criticamente sobre os conceitos adquiridos e reconhecer a necessidade de aprendizagem contínua.

Programa

A. Componente Teórico-Prática

  1. Estequiometria e cinéticas de crescimento microbiano, de formação de produto e de consumo de substrato.
  2. Determinação de parâmetros cinéticos de crescimento, rendimentos do processo (em biomassa e/ou produto) e coeficientes de manutenção celular.
  3. Classificação de biorreatores. Geometrias tipo e modos de operação: descontínuo (batch), contínuo e semi-contínuo (fed-batch).
  4. Modelação de biorreatores ideais e previsão da evolução das suas variáveis de estado. Balanços mássicos.
  5. Mistura e agitação em biorreatores.
  6. Transferência de massa aplicada ao dimensionamento preliminar de biorreatores. Arejamento em biorreatores.
  7. Variação de escala (Scale-up / scale-down).
  8. Aplicações de bioprocessos: estudos de caso.
  9. Resolução de problemas e exercícios de aplicação.

B. Componente Prática

  • Trabalhos laboratoriais sobre bioprocessos.
  • Elaboração de relatório científico em formato de artigo.
  • Apresentação de resultados em formato de poster científico.

Docente(s) responsável(eis)

Marta Helena Fernandes Henriques

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

  • BAILEY, JE – Biochemical Engineering Fundamentals. McGraw Hill, 1986.
  • DORAN, PM – Bioprocess Engineering Principles. Elsevier, 1995.
  • DUTTA, R – Fundamental of Biochemical Engineering. Springer, 2008.
  • FONSECA, MM; TEIXEIRA, JA – Reactores Biológicos: Fundamentos e Aplicações. Lidel, 2007.
  • LEE, J – Biochemical Engineering. Prentice-Hall, 2001.
  • NAJAFPOUR, GD – Biochemical Engineering and Biotechnology. 3rd Ed. Elsevier, 2025.
  • NAJAFPOUR, GD; HENDA, R – Principles of Chemical Engineering Processes: Material and Energy Balances. 3rd Ed. CRC Press, 2025.
  • SHULER, ML; KARGI F – Bioprocess Engineering: Basic Processes. 3rd Ed. Prentice Hall, 2017.