Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos em Biometria
Métodos de Ensino
O método de ensino assenta em aulas téorico-práticas, com realização de trabalhos práticos em todas as aulas, na sequência das aulas teóricas da matéria acima referida. e com trabalho de campo (inventário florestal, florístico e faunístico).
Resultados de Aprendizagem
Os objetivos da unidade curricular traduzem-se na aquisição de 3 competências fundamentais:
1 – Conhece e aplica os métodos de amostragem mais utilizados em inventários florestais e florísticos, conhece alguns indicadores de sustentabilidade (biodiversidade) medidos nos inventários florestais e em inventários florísticos; 2 – Conhece e aplica métodos de amostragem mais utilizados em inventários faunísticos; 3 – Aplica os conhecimentos adquiridos num exercício concreto em campo, integrando os diversos tipos de inventário.
Programa
Os conteúdos programáticos para aquisição das 3 competências descritas dividem-se em dois módulos de aprendizagem:
Módulo 1 – Métodos de recolha de dados no âmbito de inventários florísticos, florestais e faunísticos;
Módulo 2 – Desenvolvimento de um projeto de inventário de recursos naturais em campo e elaboração e defesa do respetivo relatório.
Docente(s) responsável(eis)
Raúl Salas GonzalezMétodos de Avaliação
- - Módulo I: Realização de um teste teórico/prático. - 50.0%
- - Módulo II: Realização de um relatório trabalho de campo, com a sua apresentação e discussão - 50.0%
- - Avaliação em exame com execução de uma parte teórico/prática. - 50.0%
- - Componente exclusivamente prática. - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Kangas, A. & Maltamo, M. (2006). Forest Inventory – Methoodology and Applications. Springer.
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Salas, R. (2014). Curso de formação em inventario florestal para os quadros técnicos das Associações de Produtores Florestais, das Câmaras Municipais e PE florestais, ESA/IPC – ICNF.
Mueller-Dombois D. & Ellenberg H. (1974). Aims and methods of vegetation ecology. John Wiley & Sons.
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