Conhecimentos de Base Recomendados
Não são exigidos
Métodos de Ensino
Aulas téorico práticas, com realização de um conjunto de trabalhos práticos a desenvolver durante o semestre na sala de aulas e de trabalhos de campo para o levantamento de informação, realizados com recurso a Sistemas de Posicionamento (GPS).
Resultados de Aprendizagem
Os objectivos da unidade curricular traduzem-se na aquisição de 4 competências
1 – Comprender os fenómenos geológicos e climáticos com expressão sobre o meio ambiente;
2 – Reconhecer as caracteristicas edafo-climáticas e sociais que determinam os principais sistemas de uso do solo em Portugal;
3 – Conhecer os conceitos e os métodos de execução de levantamentos e dominar as diversas técnicas de recolha de dados e produção de informação;
4 – Conhecer as diferentes formas de representação cartográfica e a forma de as produzir e analisar
Programa
Os conteúdos programáticos para aquisição das competências mencionadas dividem-se em dois módulos de apredizagem: Módulo 1 – Compreensão dos fenómenos geológicos e climáticos e da sua relação com o meio ambiente e o uso do solo; Módulo 2 – Utilização de técnicas e ferramentas de levantamentos na produção de cartografia.
Docente(s) responsável(eis)
Manuel Augusto Correia NunesMétodos de Avaliação
- - Trabalhos práticos Módulo I e II - 20.0%
- - Teste teórico/Prático Módulo II - 40.0%
- - Teste teórico/prático Módulo I - 40.0%
- - Exame prático - 20.0%
- - Exame teórico - 80.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Casaca, J., Matos, J., Baio, M. (2000). Topografia Geral, Lidel, Lisboa Instituto Geográfico do Exército.
Cerqueira, J. (2001), Solos e Clima em Portugal. Clássica Editora
Galopim de Carvalho, A.M. (1996). Geologia, Morfogénese e sedimentogénese.. Universidade Aberta, 93, Lisboa.
Portugal, J. M. (1992). Introdução às Tecnologias de Levantamento da Informação Geográfica Física, Lisboa.
Wyllie, P.J. (1979). A Terra, Nova Geologia Global. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 384P