Conhecimentos de Base Recomendados
O aluno deve ter conhecimentos adquiridos de anatomia, fisiologia, histologia, citologia, bioquímica e inglês.
Métodos de Ensino
O ensino dos conteúdos teóricos é feito pelo método expositivo, com recurso a apresentações de slides, intercaladas por perguntas, numa dinâmica interativa de ensino/aprendizagem.
O ensino dos conteúdos práticos é feito através da execução de práticas laboratoriais de necrópsia e do estudo, registo e discussão de lesões macroscópicas e microscópicas que materializam a aprendizagem teórica.
Resultados de Aprendizagem
O objetivo da aprendizagem desta Unidade Curricular inclui a introdução à Patologia Veterinária, ou seja, os principais aspetos relacionados à nomenclatura específica usada e o conhecimento dos processos patológicos gerais que fornecerão uma compreensão mais profunda de todos os aspetos da saúde animal. Incluirá, assim, o entendimento geral básico de como o conhecimento da patologia pode ser usado para identificar condições de doenças em um animal e auxiliar no seu tratamento.
Programa
Programa das aulas teóricas:
1) Introdução à Patologia Veterinária: objeto de estudo, organização do estudo das áreas médicas, terminologia médica básica.
2) Etiologia – o estudo das causas da doença e da sua interação com o organismo.
3) Alterações degenerativas, metabólicas e necróticas e acumulações intra e extracelulares. Necrose de coagulação e de liquefação e necroses especiais.
4) Alterações circulatórias: edema, congestão, hemorragia, trombos, êmbolos, enfartes.
5) Alterações imunitárias e inflamatórias agudas e crónicas e suas consequências e formas de evolução.
6) Alterações de crescimento e da diferenciação celular.
7) Estudo dos quadros lesionais em patologias comuns da prática veterinária do foro urinário, cardiovascular, respiratório, gastrointestinal e glândulas acessórias, tegumentar, endócrino, locomotor e nervoso.
Programa das aulas práticas
Estudo dos fenómenos cadavéricos. Macroscopia descritiva. Técnica de necrópsia e registo escrito e fotográfico das lesões e das alterações não patológicas. Estudo e interpretação das lesões microscópicas mais relevantes na prática veterinária. Estudos de caso em diferentes espécies de animais.
Docente(s) responsável(eis)
Ana Isabel Calado LopesMétodos de Avaliação
Avaliação contínua
A modalidade de avaliação contínua requer uma assiduidade mínima de 75% às aulas teóricas e às aulas práticas.
Instrumentos de avaliação contínua: Avaliação teórica (50%) + Avaliação prática (50%)
Avaliação teórica (50%) - duas provas parciais de avaliação escrita (T1, T2). O aluno precisa de obter em cada prova parcial de avaliação teórica uma classificação igual ou superior a 7,5 valores. A nota final deste instrumento de avaliação (Teórica) é calculada pela média das duas provas parciais de avaliação teórica.
Avaliação Prática (50%) - duas provas parciais de avaliação prática laboratorial (P1, P2). O aluno precisa de obter em cada prova parcial de avaliação prática uma classificação igual ou superior a 7,5 valores. A nota final deste instrumentode avaliação (Prática) é calculada pela média das duas provas parciais de avaliação prática.
Fórmula de cálculo da Nota Final (NF) em avaliação contínua:
NF=0,5*[(T1+T2)/2 + [(P1+P2)/2]
O aluno fica aprovado à Unidade Curricular de Patologia Geral quando obtém uma classificação final igual ou superior a 9,5 valores, obtida pela ponderação dos instrumentos de avaliação contínua.
Avaliação em Exame Final
A avaliação final é feita através de um exame escrito com uma Componente teórica (T) (50%) e uma componente prática (P) (50%). O aluno fica aprovado à Unidade Curricular de Patologia Geral quando obtém uma classificação final igual ou superior a 9,5 valores, obtida pela ponderação dos instrumentos de avaliação em exame final.
Fórmula de cálculo da Nota Final (NF) de avaliação em exame final:
NF=0,5T+0,5P
Quando não é obtida aprovação por avaliação contínua, o estudante tem acesso a exame final. As condições de avaliação em exame, época normal, recurso e especial, encontram-se descritas no regulamento de avaliação do aproveitamento dos estudantes da Escola Superior Agrária de Coimbra, ref: RG_RAAE, de 26-07-2013 e demais legislação aplicável.
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
- Atlas de Patologia Veterinária. Authors Pires Mª Anjos, Travassos F.S., Gartner F. Editor Lidel (2004) ISBN 9789727572816
- Pathologic Basis of Veterinary Disease 7th edition. Authors James Zachary M. McGavin . Editor: ELSEVIER HEALTH SCIENCES, (2022) eBook ISBN: 9780323713146
- General Pathology for Veterinary Nurses. Author Harriet Brooks Editors: Wiley-Blackwell (2010), 256 Pages ISBN: 978-1-405-15590-8
- Manual de Necrópsia Veterinária. Autor: Peleteiro Maria C. Editor Lidel (2016) ISBN 9789897521966
- Veterinary Medical Terminology. Christenson E. Dawn Elsevier (2020) ISBN 978-o-323-61207-4
- Atlas de Citologia Veterinária. Authors Peleteiro Mª Conceição, Marcos R., Santos M. Correia J., Pissara, H.; Carvalho T. Editor Lidel (2011) ISBN 978-972-757-728-6