Bem-estar Animal e Segurança Alimentar

Métodos de Ensino

Para a concretização dos objectivos da unidade curricular e a conferência das competências previstas aos estudantes, o processo de ensino aprendizagem assenta nos seguintes metodologias de ensino:

1) Exposição das aulas na sala com recurso a apresentações em powerpoint e visualização dos vídeos sobre as temas abordados.

2) Na execução de trabalhos práticos no campo (visita de estudo a explorações e a um Matadouro) e a pesquisa bibliográfica com elaboração de um relatório e com apresentações em Powerpoint.na sala de aulas.

Resultados de Aprendizagem

A produção animal é uma parte muito importante do sistema de alimentação do ser humano, tornando-se imprescindível conhecer as necessidades dos animais produtores de leite, carne e ovos oferecendo-lhes condições de bem-estar durante todo o seu ciclo produtivo. Esta UC permitirá ao aluno adquir uma visão geral dos aspectos mais relevantes das condições ideais para o bem-estar do animal numa exploração, durante o transporte e no abate. A segurança alimentar , sendo um tema multidisciplinar obriga a um conhecimento aprofundado por parte de todos os intervenientes na cadeia da produção do alimento de origem animal ou vegetal.

Conhecer e compreender os conceito de Bem-Estar Animal e Segurança Alimentar.

Identificar os sinais de stress animal nas diferentes espécies pecuárias.

Planear as melhor práticas de uma exploração pecuária atendendo ao Bem-Estar animal.

Planear a produção pecuária garantindo a obtenção de um produto que garanta a Segurança Alimentar.

Programa

Módulo 1 (60%)

  1. Bem-Estar Animal na Exploração – Ruminantes e Monogástricos: Comportamento dos Bovinos, Suínos e Aves – Normal e Anormal, Impacto de alojamento, alimentação e ambiente sobre o bem-estar do animal e a qualidade de carne e ovos.
  2. Bem-Estar animal dos animais aquáticos – Bem-estar dos peixes criados em viveiros/aquacultura
  3. Bem-Estar Animal no transporte e no abate – Bovinos, Porcos e Aves – Legislação – Qualidade da Carne – Fatores de influência

Módulo 2 (40%)

  1. O conceito e a importância da Segurança Alimentar na saúde do consumidor.
  2. O processo de abate e a sua importância na Segurança Alimentar.
  3. Condições necessárias para o crescimento bacteriano e formas de o evitar nos alimentos.
  4. Patologias de origem bacteriana, vírica, parasitária e priónica veiculados pelo alimento.
  5. O pescado e a Segurança Alimentar.
  6. Produtos lácteos e a Segurança Alimentar.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Amélia Moreira da Silva Diegues Ramos

Métodos de Avaliação

Contínua
  • - Mod. 2- Teste escrito (35%) + Apresentação e discussão de trabalho de grupo (15%) - 50.0%
  • - Mod. 1- Teste escrito (35%) + Apresentação e discussão de trabalho de grupo (15%) - 50.0%
Exame Final
  • - Avaliação escrita - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

GIL INFANTE J. COSTA D.J. Manual de inspecção sanitária de carnes. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1985.

QUARESMA C. Alimentos Seguros – Regras fundamentais – Sobreda – Portugal, ISBN 972-9537-5-9. 2001.

FERREIRA W.F.C., SOUSA de J.C.F., Microbiologia Volume 1 Lisboa, LIDEL edições técnicas. 1998.

FERREIRA, J.A., FERREIRA C. Doenças infecto-contagiosas dos animais domésticos. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 4ª ed. ISBN: 972-31-0539-X. 1990

GIL INFANTE J. Manual de inspecção sanitária de carnes. Volume 1. Lisboa,Fundação Calouste Gulbenkian,2ª ed. ISBN: 972-31-0884-4. 2000

GREGORY, N.G.. Animal welfare and meat science. UK, CABI Publishing, ISBN 0-85199-296-X 1998

FERREIRA F.A., GONÇALVES. Moderna saúde pública. 6ª edição, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. 1990.