Produção Sustentável

Conhecimentos de Base Recomendados

Biologia, Proteção de Plantas e Proteção Integrada.

Métodos de Ensino

Para a concretização dos objectivos da UC e a aquisição das competências previstas, o processo de ensino aprendizagem assenta:
­- Em aulas de apresentação e discussão dos conteúdos pelos docentes e pelos alunos?
­- Em pesquisa bibliográfica pelos alunos para preparação de itinerários técnicos no âmbito da UC e sua posterior apresentação e discussão em aula.

Resultados de Aprendizagem

O mestre em Agro­pecuária deve reconhecer a importância das boas práticas agrícolas na preservação dos ecossistemas, a filosofia associada à Produção Integrada (PRODI) e à Agricultura Biológica (AB) e a sua importância para a sustentabilidade da Agricultura. Saberá avaliar os impactos no ambiente e na saúde pública das práticas associadas à produção agrícola. Ficará habilitado a desenvolver itinerários técnicos em produção sustentável, com proteção da biodiversidade, da paisagem e dos recursos naturais e produção de bens de qualidade diferenciada, valorizados no mercado. O estudante deverá adquirir os conhecimentos que lhe permitam desenvolver as seguintes competências:
1. Conhecer Códigos de Boas Práticas Agrícolas e as regras de PRODI e AB? 2. Conhecer os apoios institucionais à PRODI e à AB? 3. Conhecer os inimigos das culturas mais importantes e meios de proteção em PRODI e AB? 4. Distinguir as várias correntes de Produção Sustentável? 5. Conhecer as formas de fertilização em AB.

Programa

1. Introdução. Definições e conceitos:
­ Desenvolvimento Sustentável, Agricultura Sustentável, Uso Sustentável dos Pesticidas, Produção Integrada (PRODI) e Agricultura Biológica (AB)? ­ A evolução da Produção Sustentável em Portugal e os QCA? ­ O QREN, o PRODER e as Medidas Agro­Ambientais e Silvo­Ambientais. Elegibilidade e compromissos dos beneficiários.
2. No âmbito da PRODI: As regras de PRODI da Organização Internacional de Luta Biológica? ­ As regras para PRODI em Portugal? ­ A selecção de pesticidas em PRODI? ­ A Directiva do Uso Sustentável dos Pesticidas e legislação nacional.
3. No âmbito da AB: As correntes de AB (orgânica, ecológica, natural, biodinâmica e permacultura)? ­ Conceito de AB e legislação? ­ Mobilização do solo, fertilização e proteção em AB.
4. Itinerários técnicos em PRODI e AB, estudo de casos a apresentar pelos docentes?
5. Itinerários técnicos em PRODI e AB, estudo de casos a apresentar pelos estudantes.

Docente(s) responsável(eis)

Pedro Manuel Reis Mendes Moreira

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Teste de exame - 100.0%
Avaliação contínua
  • - Itinerário técnico para uma cultura em PRODI e em AB e apresentação oral - 50.0%
  • - Teste escrito - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Aguiar, A.? Godinho, M.C.? Costa, C.A. Produção Integrada. Coleção Agricultura e Ambiente. SPI. Porto. 2005.

Ferreira, J.C. As Bases da Agricultura Biológica. Tomo I­Produção Vegetal. EDIBIO. Lisboa. 2013.

Serrano, J. F. Agricultura Ecológica Manual y Guia Didáctica. IRMA. SL. León. Espanha. 2003.

Boller, E.F.? Avilla, J.? Joerg, E.? Malavolta, C.? Wijnands, F.G.? Esbjerg, P. Guidelines for Integrated Production. Principles and Technical Guidelines. 3rd Bulletin OILB/SROP Vol. 27. 2004.

Mendes, F.? Cavaco, M. Manual de Protecção Fitossanitária para Protecção Integrada e Agricultura Biológica do Olival. DGADR. MADRP. Lisboa. 2009.

Félix, A.P.? Cavaco, M. Manual de Protecção Fitossanitária para Protecção Integrada e Agricultura Biológica da Vinha. DGADR. MADRP. Lisboa. 2009.

Lampkin, N. Organic Farming. Farming Press Books. Ipswich. 1993.

Félix, A.P. & Cavaco, M. Manual de Protecção Fitossanitária para Protecção Integrada e Agricultura Biológica de Prunóideas. DGADR. MADRP. Lisboa. 2008.