Conhecimentos de Base Recomendados
Biologia, Proteção de Plantas e Proteção Integrada.
Métodos de Ensino
Para a concretização dos objectivos da UC e a aquisição das competências previstas, o processo de ensino aprendizagem assenta:
- Em aulas de apresentação e discussão dos conteúdos pelos docentes e pelos alunos?
- Em pesquisa bibliográfica pelos alunos para preparação de itinerários técnicos no âmbito da UC e sua posterior apresentação e discussão em aula.
Resultados de Aprendizagem
O mestre em Agropecuária deve reconhecer a importância das boas práticas agrícolas na preservação dos ecossistemas, a filosofia associada à Produção Integrada (PRODI) e à Agricultura Biológica (AB) e a sua importância para a sustentabilidade da Agricultura. Saberá avaliar os impactos no ambiente e na saúde pública das práticas associadas à produção agrícola. Ficará habilitado a desenvolver itinerários técnicos em produção sustentável, com proteção da biodiversidade, da paisagem e dos recursos naturais e produção de bens de qualidade diferenciada, valorizados no mercado. O estudante deverá adquirir os conhecimentos que lhe permitam desenvolver as seguintes competências:
1. Conhecer Códigos de Boas Práticas Agrícolas e as regras de PRODI e AB? 2. Conhecer os apoios institucionais à PRODI e à AB? 3. Conhecer os inimigos das culturas mais importantes e meios de proteção em PRODI e AB? 4. Distinguir as várias correntes de Produção Sustentável? 5. Conhecer as formas de fertilização em AB.
Programa
1. Introdução. Definições e conceitos:
Desenvolvimento Sustentável, Agricultura Sustentável, Uso Sustentável dos Pesticidas, Produção Integrada (PRODI) e Agricultura Biológica (AB)? A evolução da Produção Sustentável em Portugal e os QCA? O QREN, o PRODER e as Medidas AgroAmbientais e SilvoAmbientais. Elegibilidade e compromissos dos beneficiários.
2. No âmbito da PRODI: As regras de PRODI da Organização Internacional de Luta Biológica? As regras para PRODI em Portugal? A selecção de pesticidas em PRODI? A Directiva do Uso Sustentável dos Pesticidas e legislação nacional.
3. No âmbito da AB: As correntes de AB (orgânica, ecológica, natural, biodinâmica e permacultura)? Conceito de AB e legislação? Mobilização do solo, fertilização e proteção em AB.
4. Itinerários técnicos em PRODI e AB, estudo de casos a apresentar pelos docentes?
5. Itinerários técnicos em PRODI e AB, estudo de casos a apresentar pelos estudantes.
Docente(s) responsável(eis)
Pedro Manuel Reis Mendes MoreiraMétodos de Avaliação
- - Teste de exame - 100.0%
- - Itinerário técnico para uma cultura em PRODI e em AB e apresentação oral - 50.0%
- - Teste escrito - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Aguiar, A.? Godinho, M.C.? Costa, C.A. Produção Integrada. Coleção Agricultura e Ambiente. SPI. Porto. 2005.
Ferreira, J.C. As Bases da Agricultura Biológica. Tomo IProdução Vegetal. EDIBIO. Lisboa. 2013.
Serrano, J. F. Agricultura Ecológica Manual y Guia Didáctica. IRMA. SL. León. Espanha. 2003.
Boller, E.F.? Avilla, J.? Joerg, E.? Malavolta, C.? Wijnands, F.G.? Esbjerg, P. Guidelines for Integrated Production. Principles and Technical Guidelines. 3rd Bulletin OILB/SROP Vol. 27. 2004.
Mendes, F.? Cavaco, M. Manual de Protecção Fitossanitária para Protecção Integrada e Agricultura Biológica do Olival. DGADR. MADRP. Lisboa. 2009.
Félix, A.P.? Cavaco, M. Manual de Protecção Fitossanitária para Protecção Integrada e Agricultura Biológica da Vinha. DGADR. MADRP. Lisboa. 2009.
Lampkin, N. Organic Farming. Farming Press Books. Ipswich. 1993.
Félix, A.P. & Cavaco, M. Manual de Protecção Fitossanitária para Protecção Integrada e Agricultura Biológica de Prunóideas. DGADR. MADRP. Lisboa. 2008.