Conhecimentos de Base Recomendados
n/a
Métodos de Ensino
Nas sessões síncronas e assíncronas, os formandos explorarão artigos/obras científicas, recursos em áudio / vídeo, exercícios de aplicação de conhecimento, painéis colaborativos, familiarizando-se com diversas ferramentas digitais.
Modalidades:
Presencial – 8h contacto (32%)
Conhecimento teórico-prático 50%.
Apresentação Oral 20%.
Distância síncrona – 6h de contacto (24%)
Envolvimento/Participação 20%
Distância assíncrona – 11h de contacto (44%)
Reflexões/feedback e definição de metas- 10%
Resultados de Aprendizagem
Capacitar futuros supervisores pedagógicos para integrar de forma crítica, criativa e eficaz as tecnologias digitais no acompanhamento, avaliação e desenvolvimento profissional de professores, promovendo uma supervisão alinhada com os desafios da educação contemporânea e para o século XXI.
Programa
1.Conceitos básicos de TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) e sua evolução no contexto escolar
2.Impacto das tecnologias digitais nos processos de ensino, de aprendizagem e de supervisão
3.Comunidades virtuais de aprendizagem e partilha de práticas supervisionadas
4.Recursos Digitais – softwares de gestão escolar e ferramentas colaborativas para planeamento, acompanhamento e avaliação de práticas pedagógicas
5.Desafios, potencialidades e limitações das tecnologias digitais na supervisão pedagógica
Métodos de Avaliação
- - Assiduidade e Participação - 20.0%
- - Reflexões/Feedback e definição de metas - 10.0%
- - Apresentação Oral - 20.0%
- - Conhecimento Teórico-Prático - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Comissão Europeia (2020). Plano de Ação para a Educação Digital (2021-2027). https://education.ec.europa.eu/pt-pt/focus-topics/digital-education/digital-education-action-plan
Lucas, M., & Moreira, A. (2018). DigCompEdu: Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. In Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores. http://area.dge.mec.pt/download/DigCompEdu_2018.pdf
OECD (2025). Trends Shaping Education 2025, OECD Publishing, Paris, https://doi.org/10.1787/ee6587fd-en
Oliveira, I., Miranda, B., & Barreira, C. (2020). A construção de comunidades virtuais de aprendizagem na formação de supervisores e líderes pedagógicos. Revista de Educação a Distância e Elearning. 3(1), pp. 19-36.
Watters, A. (2021). Teaching Machines – the history of personalized learning. The MIT Press, Cambridge, Massachusetts (2021).