Tecnologias Digitais Aplicadas à Supervisão

Conhecimentos de Base Recomendados

n/a

Métodos de Ensino

Nas sessões síncronas e assíncronas, os formandos explorarão artigos/obras científicas, recursos em áudio / vídeo, exercícios de aplicação de conhecimento, painéis colaborativos, familiarizando-se com diversas ferramentas digitais.

Modalidades:

Presencial – 8h contacto (32%)

Conhecimento teórico-prático 50%.

Apresentação Oral 20%.

Distância síncrona – 6h de contacto (24%)

Envolvimento/Participação 20%

Distância assíncrona – 11h de contacto (44%)

Reflexões/feedback e definição de metas- 10%

Resultados de Aprendizagem

Capacitar futuros supervisores pedagógicos para integrar de forma crítica, criativa e eficaz as tecnologias digitais no acompanhamento, avaliação e desenvolvimento profissional de professores, promovendo uma supervisão alinhada com os desafios da educação contemporânea e para o século XXI.

Programa

1.Conceitos básicos de TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) e sua evolução no contexto escolar

2.Impacto das tecnologias digitais nos processos de ensino, de aprendizagem e de supervisão

3.Comunidades virtuais de aprendizagem e partilha de práticas supervisionadas

4.Recursos Digitais – softwares de gestão escolar e ferramentas colaborativas para planeamento, acompanhamento e avaliação de práticas pedagógicas

5.Desafios, potencialidades e limitações das tecnologias digitais na supervisão pedagógica

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%
  • - Reflexões/Feedback e definição de metas - 10.0%
  • - Apresentação Oral - 20.0%
  • - Conhecimento Teórico-Prático - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Comissão Europeia (2020). Plano de Ação para a Educação Digital (2021-2027). https://education.ec.europa.eu/pt-pt/focus-topics/digital-education/digital-education-action-plan

Lucas, M., & Moreira, A. (2018). DigCompEdu: Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. In Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores. http://area.dge.mec.pt/download/DigCompEdu_2018.pdf

OECD (2025). Trends Shaping Education 2025, OECD Publishing, Paris, https://doi.org/10.1787/ee6587fd-en

Oliveira, I., Miranda, B., & Barreira, C. (2020). A construção de comunidades virtuais de aprendizagem na formação de supervisores e líderes pedagógicos. Revista de Educação a Distância e Elearning. 3(1), pp. 19-36.

Watters, A. (2021). Teaching Machines – the history of personalized learning. The MIT Press, Cambridge, Massachusetts (2021).