Métodos de Ensino
Nas sessões síncronas e assíncronas, os formandos explorarão vários recursos, familiarizando-se com diferentes modelos de supervisão. Terão um papel ativo na construção do conhecimento, através de debates, elaboração de trabalhos e apresentações orais e desenvolverão a sua capacidade crítica e reflexiva. Serão avaliados através de trabalhos individuais e em grupo:Tarefas escritas, como ensaios, relatórios e estudos de caso e do envolvimento/participação
Modalidades
Presencial – 8h contacto (32%)
Conhecimento teórico-prático 50%
Apresentação Oral 20%
Distância síncrona – 6h de contacto (24%)
Envolvimento/Participação 20%
Distância assíncrona – 11h de contacto (44%)
Reflexões/feedback e definição de metas- 10%
Resultados de Aprendizagem
A partir da aplicação e de um olhar analítico, conhecer, comparar e experimentar modelos e práticas supervisionais atuais; com foco na operacionalização e intervenção, aprofundar o conhecimento e a exequibilidade de diferentes modelos, estilos e práticas contemporâneas de supervisão pedagógica.
Programa
1.Principais modelos de supervisão (clínico, colaborativo, auto supervisão, etc.)
2.Diferentes estilos, cenários e instrumentos de supervisão
3.Estratégias práticas de observação, feedback e acompanhamento pedagógico
4.Ciclos de supervisão, portefólios, diários e análise de casos como instrumentos de supervisão
5.Práticas inovadoras e contemporâneas de supervisão pedagógica
6.Intervenção supervisionada para a inclusão e a equidade.
Métodos de Avaliação
- - Assiduidade e Participação - 20.0%
- - Apresentação Oral - 20.0%
- - Reflexões/Feedback e definição de metas - 10.0%
- - Conhecimento Teórico-Prático - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Mesquita, E., & Roldão, M. D. C. (2019). Influência (s) da supervisão pedagógica nas práticas de ensino dos futuros professores. Edições Sílabo.
Alarcão, I. (1996). Formação reflexiva de professores. Estratégias de supervisão. Porto Editora.
Alarcão, I. & Canha, B. (2013). Supervisão e colaboração. Uma relação para o desenvolvimento. Porto Editora.
Gaspar, M. I. (Coord.) (2019). Supervisão em contextos de educação e formação. Conceções, práticas e possibilidades. Fundação Manuel Leão.
Vieira, F. (Org.) (2014). Re-conhecendo e transformando a pedagogia: Histórias de SuperVisão. De Facto Editores.
Oliveira-Formosinho, J. (2002) A Supervisão na Formação de Professores I – Da sala à escola. Porto Editora e Oliveira-Formosinho, J. (2002) _A Supervisão na Formação de Professores II – Da organização à pessoa. Porto Editora.