Métodos de Ensino
Nas sessões síncronas e assíncronas, os formandos explorarão artigos/obras científicas, recursos em áudio / vídeo, painéis colaborativos, terão um papel ativo na construção do seu conhecimento, através de debates, elaboração de trabalhos e apresentações orais e colocarão à prova a sua capacidade crítica e reflexiva e serão avaliados através de trabalhos individuais e em grupo: Tarefas escritas, como ensaios, relatórios e estudos de caso e do envolvimento/participação.
Modalidades:
Presencial – 8h contacto (32%)
Conhecimento teórico-prático 50%.
Apresentação Oral 20%.
Distância síncrona – 6h de contacto (24%)
Envolvimento/Participação 20%
Distância assíncrona – 11h de contacto (44%)
Reflexões/feedback e definição de metas- 10%
Resultados de Aprendizagem
Fornecer ferramentas que permitam ao futuro supervisor acompanhar, avaliar e promover o desenvolvimento dos colegas/docentes de forma ética, colaborativa e orientada para a melhoria contínua das práticas educativas; analisar criticamente os fundamentos, modelos e processos de avaliação do desempenho docente (ADD), reconhecendo as suas potencialidades e limitações.
Programa
1. Fundamentos e Modelos de Avaliação do Desempenho Docente
1.1. Conceitos de avaliação, medida e classificação
1.2. Pressupostos da avaliação
1.3. Âmbito, natureza, funções e consequências da avaliação
2. Avaliação do Desempenho (desenvolvimento profissional)
2.1 – Análise do trabalho ou das funções. Perfis de exigências, de atributos e de competências. Diretórios de competências
2.2. Pressupostos e dimensões da Avaliação do Desempenho Docente
2.3. Ferramentas de Avaliação do Desempenho Docente
2.4. Potencialidades e Desafios dos processos de Avaliação de Desempenho
3. O papel das comunidades de prática, da supervisão colaborativa e reflexiva na aprendizagem e avaliação docente
Métodos de Avaliação
- - Reflexões/Feedback e definição de metas - 10.0%
- - Apresentação Oral - 20.0%
- - Assiduidade e Participação - 20.0%
- - Conhecimento Teórico-Prático - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Afonso, A. J. (2012). Para uma concetualização alternativa de accountability em educação. Educação & Sociedade, 33 (119): 471-484.
Coelho, A. C. e L. Oliveira (2010a). Novo Guia de Avaliação de Desempenho Docente. Lisboa: Texto Editora
Costa, E., & Almeida, M. (2020) (coord.). Autonomia e autoavaliação da escola: análise de processos de regulação. Lisboa: IE-ULisboa (E-Book)
Dierkes, M. et al. (2001). Handbook of Organizational Learning and Knowledge. Oxford: Oxford U.P. Ehren, MCM, Gustafsson, V, Altrichter, H., Skedsmo, G. & Kemethofer, D. (2015). Comparing effects and side effects of different school inspection systems across Europe. Comparative education 51 (3), 375-400
Lima, L. (2015). A avaliação institucional como instrumento de racionalização e o retorno à escola como organização formal. Educação e Pesquisa, 1339-1352.