Liderança Educacional e Gestão de Equipas

Conhecimentos de Base Recomendados

n/a

Métodos de Ensino

Os formandos terão um papel ativo na construção do seu conhecimento, através de debates, elaboração de trabalhos e apresentações orais. Desenvolverão a sua capacidade crítica e reflexiva e serão avaliados através de trabalhos individuais e em grupo: Tarefas escritas, como ensaios, relatórios e estudos de caso e do envolvimento/participação dos formandos. Note-se que a avaliação sumativa se realiza na última sessão da modalidade presencial.

Modalidades:

Presencial – 7h contacto (28%)

Conhecimento teórico-prático 50%.

Apresentação Oral 20%.

Distância síncrona – 6h de contacto (24%)

Envolvimento/Participação 20%

Distância assíncrona – 12h de contacto (48%)

Reflexões/feedback e definição de metas- 10%

Resultados de Aprendizagem

Desenvolver competências de liderança eficaz, ajustadas ao contexto educativo e às funções de supervisão pedagógica, promovendo a compreensão e aplicação de diferentes estilos e teorias de liderança; fomentar a inteligência socioemocional e a resiliência como base para a liderança de equipas em ambientes educativos complexos e em mudança; refletir sobre a aplicabilidade dos princípios da educação relacional à liderança educacional e à inovação pedagógica.

Programa

1.Conceito de liderança

1.1. Diferentes tipos de liderança

1.2. Liderança transformacional e a gestão da mudança

 

2.Comunicação e gestão das práticas educativas

2.1. Mudança das práticas educativas

2.2. A inovação e a gestão de equipas pedagógicas

2.3. Gerir a comunicação na relação pedagógica e na organização escolar

 

3.Construção da confiança nas pessoas, nas equipas e na organização escolar

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Conhecimento Teórico-Prático - 50.0%
  • - Reflexões/Feedback e definição de metas - 10.0%
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%
  • - Apresentação Oral - 20.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Kotter, JP, 1996. Leading Change. Boston: Harvard Business School Press.

Barber, M. & Mourshed, M. (2007). How the world´s best-performing school systems come out on top. London: McKinsey & Company.

Leithwood, H. & Hopkins, D. (2008). Seven strong claims about successful school leadership. School Leadership and Management, 28(1), 27-42

Fullan, M. (2003). Liderar numa Cultura de Mudança. Porto: Edições Asa.

Hargreaves, A. (1998). Os professores em tempos de mudança: O trabalho e a cultura dos professores na idade pós-moderna. Alfragide: Editora McGraw-Hill de Portugal. (Trabalho original publicado em 1994)