Conhecimentos de Base Recomendados
n/a
Métodos de Ensino
Os formandos terão um papel ativo na construção do seu conhecimento, através de debates, elaboração de trabalhos e apresentações orais. Desenvolverão a sua capacidade crítica e reflexiva e serão avaliados através de trabalhos individuais e em grupo: Tarefas escritas, como ensaios, relatórios e estudos de caso e do envolvimento/participação dos formandos. Note-se que a avaliação sumativa se realiza na última sessão da modalidade presencial.
Modalidades:
Presencial – 7h contacto (28%)
Conhecimento teórico-prático 50%.
Apresentação Oral 20%.
Distância síncrona – 6h de contacto (24%)
Envolvimento/Participação 20%
Distância assíncrona – 12h de contacto (48%)
Reflexões/feedback e definição de metas- 10%
Resultados de Aprendizagem
Desenvolver competências de liderança eficaz, ajustadas ao contexto educativo e às funções de supervisão pedagógica, promovendo a compreensão e aplicação de diferentes estilos e teorias de liderança; fomentar a inteligência socioemocional e a resiliência como base para a liderança de equipas em ambientes educativos complexos e em mudança; refletir sobre a aplicabilidade dos princípios da educação relacional à liderança educacional e à inovação pedagógica.
Programa
1.Conceito de liderança
1.1. Diferentes tipos de liderança
1.2. Liderança transformacional e a gestão da mudança
2.Comunicação e gestão das práticas educativas
2.1. Mudança das práticas educativas
2.2. A inovação e a gestão de equipas pedagógicas
2.3. Gerir a comunicação na relação pedagógica e na organização escolar
3.Construção da confiança nas pessoas, nas equipas e na organização escolar
Métodos de Avaliação
- - Conhecimento Teórico-Prático - 50.0%
- - Reflexões/Feedback e definição de metas - 10.0%
- - Assiduidade e Participação - 20.0%
- - Apresentação Oral - 20.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Kotter, JP, 1996. Leading Change. Boston: Harvard Business School Press.
Barber, M. & Mourshed, M. (2007). How the world´s best-performing school systems come out on top. London: McKinsey & Company.
Leithwood, H. & Hopkins, D. (2008). Seven strong claims about successful school leadership. School Leadership and Management, 28(1), 27-42
Fullan, M. (2003). Liderar numa Cultura de Mudança. Porto: Edições Asa.
Hargreaves, A. (1998). Os professores em tempos de mudança: O trabalho e a cultura dos professores na idade pós-moderna. Alfragide: Editora McGraw-Hill de Portugal. (Trabalho original publicado em 1994)