Conhecimentos de Base Recomendados
n/a
Métodos de Ensino
Esta UC funcionará em regime de tutoria, contando com o apoio dos diferentes docentes da ESEC e de outras IES com experiência profissional no âmbito da Supervisão da Prática Educativa nos cinco ciclos de ensino.
Modalidades
Presencial – 8h contacto (32%)
Conhecimento teórico-prático 50%
Apresentação Oral 20%
Distância síncrona – 6h de contacto (24%)
Envolvimento/Participação 20%
Distância assíncrona – 11h de contacto (44%)
Reflexões/feedback e definição de metas- 10%
Resultados de Aprendizagem
•Reconhecer e promover boas práticas pedagógicas nos diferentes ciclos, reforçando o desenvolvimento profissional dos docentes e a melhoria contínua da qualidade do ensino.
•Apoiar o professor no processo de ensino-aprendizagem, ajudando-o a aplicar conhecimentos, resolver problemas concretos e adaptar estratégias às necessidades dos alunos.
•Fomentar uma cultura de corresponsabilização, cooperação e reflexão entre pares, incentivando o autoquestionamento sistemático das práticas pedagógicas.
•Melhorar as práticas pedagógicas em sala de aula, através da observação, feedback formativo e identificação de fragilidades para construção de estratégias colaborativas de melhoria.
Programa
1.Identificação, análise e disseminação de práticas exemplares
2.Exemplos de aplicação de feedback formativo e desenvolvimento de estratégias colaborativas que potenciem a melhoria e inovação das práticas em diferentes ciclos e áreas disciplinares
3.Diálogo construtivo e a partilha de experiências
4.Apoio ao professor na aplicação das estratégias abordadas
Métodos de Avaliação
- - Assiduidade e Participação - 20.0%
- - Conhecimento Teórico-Prático - 50.0%
- - Reflexões/Feedback e definição de metas - 10.0%
- - Apresentação Oral - 20.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Vieira, F. (Org.) (2014). Re-conhecendo e transformando a pedagogia: Histórias de SuperVisão. De Facto Editores.
De Grauwe, A. & Gabriel, C. (2011). Guidelines for the preparation of a diagnosis on school supervision. International Institute for Educational Planning. UNESCO. https://www.iiep.unesco.org/en/publication/guidelines-preparation-diagnosis-school-supervision
Alarcão, I. & Canha, B. (2013). Supervisão e colaboração. Uma relação para o desenvolvimento. Porto Editora.
Alarcão, I. (1996). Formação reflexiva de professores. Estratégias de supervisão. Porto Editora.
Rangel, M. (2005). Supervisão pedagógica: princípios e práticas. Papirus Editora