Matemática II

Métodos de Ensino

As aulas serão de caráter teórico-prático procurando articular os vários conteúdos para que os alunos possam percepcionar as conexões dentro da Matemática. Sempre que for oportuno, recorrer-se-á a textos, materiais concretos e a plataformas digitais que favoreçam o processo de ensino e aprendizagem. A avaliação respeitará o estabelecido no Regulamento Interno da Escola Superior de Educação, os alunos podem optar entre duas modalidades de avaliação:

a) Avaliação contínua: dois testes, cada um cotado de 0 a 5 valores (50%); um trabalho em pequeno grupo, cotado de 0 a 5 valores (25%); participação nas tarefas realizadas em aula, cotadas, na totalidade, de 0 a 4 valores (20%); reflexão individual, cotada de 0 a 1 valor (5%).

b) Avaliação por exame cotado entre 0 a 20 valores (100%).

Resultados de Aprendizagem

Resolver problemas e explicitar os processos de raciocínio;

Construir e aprofundar o conhecimento matemático;

Desenvolver técnicas e processos matemáticos para a compreensão e representação dos números e suas operações aritméticas, bem como para a identificação de padrões e regularidades;

Desenvolver o uso de formas simbólicas para representar situações matemáticas e modelos matemáticos de situações do mundo real;

Identificar, e discutir conceitos e procedimentos, bem como aprofundar a compreensão de conexões entre eles e entre a Matemática e as outras áreas curriculares;

Realizar atividades de investigação em Matemática;

Trabalhar em Matemática com auto-confiança;

Reconhecer a relação entre a Matemática e a vida real.

Programa

Números e operações
– Conceito de número natural
– Sistemas de numeração
– Operações aritméticas com números inteiros relativos
o Algoritmos, sentidos e propriedades das operações
o Cálculo mental e estimação computacional.
Introdução à Teoria dos Números
– Divisores e múltiplos de um número
– Critérios de divisibilidade
– Números primos e decomposição de um número em fatores primos
– Máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum
Números racionais relativos
– Representações e operações de números racionais
Números reais
– Representações e operações de números reais

Docente(s) responsável(eis)

Verónica Carla de Almeida Santos Pereira
Nuno Lopes Martins

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação contínua
  • - Reflexão individual - 5.0%
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 25.0%
  • - Mini Testes - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Aharoni, R. (2008). Aritmética para pais: Um livro para adultos sobre a matemática. Gradiva

Caraça, B. J. (2005). Conceitos Fundamentais de Matemática. Gradiva.

Estrada, M. F., Sá, C., Queiró, J., Silva, M. C., Costa, M. J. (2000). História da Matemática. Universidade Aberta.

Fosnot, C. & Dolk, M. (Orgs.) (2001). Young mathematicians at work: Constructing number sense, addition and subtraction. Portsmouth, NH: Heinemann.

Galen, F., Feijs, E., Figueiredo, N., Gravemeijer, K., Herpen E. & Keijzer, R. (2005). Fractions, Percentages, Decimals and Proportions. Rotterdan: S. P.

Haylock, D. (2006). Mathematics explained for primary school. Sage.

Litwiller, B. H., & Bright, G. W. (Orgs.) (2002). Making sense of fractions, ratios and proportions (NCTM Yearbook). NCTM.

Palhares, P. (coord.) (2004). Elementos de Matemática para professores do Ensino Básico. Lidel.

Parker, T. H., & Baldridge, S. J. (2004). Elementary Mathematics for teachers. Sefton- Ash Publishing