Métodos de Ensino
A unidade curricular será lecionada através de aulas teórico-práticas, procurando-se, no entanto, fazer uma clara distinção entre uma vertente teórica e uma outra vertente de carácter essencialmente prático. A avaliação contínua é feita com recurso um trabalho de trabalho de programação em grupo. As avaliações de programas serão avaliados segundo a processo do Dr Scratch – http://www.drscratch.org/ – que avalia projetos Scratch com relação a sete “dimensões”, ou seja, pensamento lógico (LT), representação de informação de dados (IR), interatividade do usuário (IN), controle de fluxo (FC), abstração (AB) e decomposição de problema, paralelismo ( PA) e sincronização (SN)- peso 60%; componente de relatório – peso 25% e apresentação (sessão poster) – peso 15%.
Resultados de Aprendizagem
Após a frequência desta unidade curricular, o aluno deve ser capaz de desenvolver o pensamento computacional, codificando projectos em Scratch (MIT), usando as diversas funcionalidades disponíveis no software, incluindo a ligação a dispositivos fisiscos: makey makey, BBC microbit e robot autonomos (ex Cubetto).
Programa
Linguagem de programação Scratch (MIT): declaração de variáveis; Blocos de controlo e diversos operadores de decisão, matemáticos e comparação; controlo de Sprites e suas funcionalidades; projectos práticos de animação, jogos e storyteller.
Ensino de programação no Pré-escolar e 1.º ciclo:
Explorar o Scratch como uma linguagem de programação. Compreensão dos principais conceitos de programação; algoritmos, sequenciamento, repetição, variáveis e seleção. Reflexão sobre sobreo ensino-aprendizagem e prática em sala de aula. Identifique conceitos de programação por meio de projetos, quer digitais, quer “off-line”/unplugged. Aplicar uma abordagem transcurricular à programação.
Métodos de Avaliação
- - Trabalho de síntese - 25.0%
- - Apresentação trabalhos - 15.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 60.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Helena Peralta e Fernando Albuquerque Costa. Competência e confiança dos professores no uso das TIC. Síntese de um estudo internaciona. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade deLisboa.
http://scratch.mit.edu/
Learn to Program with Scratch: A Visual Introduction to Programming with Games, Art, Science, and Math Paperback – February 23, 2014 by Majed Marji (Author)
#ScratchEmCasa – https://sip.scratch.mit.edu/scratchathome/
ScratchJr – Programação para crianças pequenas – https://www.scratchjr.org/, como App’s
para tablets, ou para desktop Scratch Jr for Desktop – Open Source Community Port, em
https://jfo8000.github.io/ScratchJr-Desktop/
Icecream – software de gravação de vídeos com écrans, webcams, etc para vídeos até 5
minutos (versão livre) – https://icecreamapps.com/Download-Screen-Recorder/
OBS – software de gravação de vídeos com écrans, webcams, etc para vídeos – livre acesso –
https://obsproject.com/
Robot Cubetto: https://www.primotoys.com