Tecnologias Digitais em Educação

Métodos de Ensino

A unidade curricular será lecionada através de aulas teórico-práticas, procurando-se, no entanto, fazer uma clara distinção entre uma vertente teórica e uma outra vertente de carácter essencialmente prático. A avaliação contínua é feita com recurso um trabalho de trabalho de programação em grupo. As avaliações de programas serão avaliados segundo a processo do Dr Scratch – http://www.drscratch.org/ – que avalia projetos Scratch com relação a sete “dimensões”, ou seja, pensamento lógico (LT), representação de informação de dados (IR), interatividade do usuário (IN), controle de fluxo (FC), abstração (AB) e decomposição de problema, paralelismo ( PA) e sincronização (SN)- peso 60%; componente de relatório – peso 25% e apresentação (sessão poster) – peso 15%. 

Resultados de Aprendizagem

Após a frequência desta unidade curricular, o aluno deve ser capaz de desenvolver o pensamento computacional, codificando projectos em Scratch (MIT), usando as diversas funcionalidades disponíveis no software, incluindo a ligação a dispositivos fisiscos: makey makey, BBC microbit e robot autonomos (ex Cubetto).

Programa

Linguagem de programação Scratch (MIT): declaração de variáveis; Blocos de controlo e diversos operadores de decisão, matemáticos e comparação; controlo de Sprites e suas funcionalidades; projectos práticos de animação, jogos e storyteller.

 

Ensino de programação no Pré-escolar e 1.º ciclo:

Explorar o Scratch como uma linguagem de programação. Compreensão dos principais conceitos de programação; algoritmos, sequenciamento, repetição, variáveis e seleção. Reflexão sobre sobreo ensino-aprendizagem e  prática em sala de aula. Identifique conceitos de programação por meio de projetos, quer digitais, quer “off-line”/unplugged. Aplicar uma abordagem transcurricular à programação.

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Trabalho de síntese - 25.0%
  • - Apresentação trabalhos - 15.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 60.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Helena Peralta e Fernando Albuquerque Costa. Competência e confiança dos professores no uso das TIC. Síntese de um estudo internaciona. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade deLisboa.

http://scratch.mit.edu/

Learn to Program with Scratch: A Visual Introduction to Programming with Games, Art, Science, and Math Paperback – February 23, 2014 by Majed Marji  (Author)

#ScratchEmCasa – https://sip.scratch.mit.edu/scratchathome/

ScratchJr – Programação para crianças pequenas – https://www.scratchjr.org/, como App’s

para tablets, ou para desktop Scratch Jr for Desktop – Open Source Community Port, em

https://jfo8000.github.io/ScratchJr-Desktop/

Icecream – software de gravação de vídeos com écrans, webcams, etc para vídeos até 5

minutos (versão livre) – https://icecreamapps.com/Download-Screen-Recorder/

OBS – software de gravação de vídeos com écrans, webcams, etc para vídeos – livre acesso –

https://obsproject.com/

Robot Cubetto: https://www.primotoys.com