Análise e Técnicas de Composição 1

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Dado o cariz teórico-prático da unidade curricular, serão utilizadas metodologias expositivas e activas na apresentação dos diferentes conteúdos a abordar, recorrendo ao trabalho autónomo, colaborativo e cooperativo dos alunos.

Avaliação Contínua:
Os alunos que optem pela avaliação continua serão avaliados da seguinte forma: A nota final será o resultado dos vários trabalhos, individuais e de grupo, realizados dentro e fora da sala de aula, aos quais será atribuido um peso de acordo com o grau de dificuldade e de esforço necessário para os realizar.
Avaliações de Técnicas de Composição – 50,0 %
Avaliações de Análise – 50,0 %

Avaliação por exame:
Exame escrito – 100,0 %

 

Resultados de Aprendizagem

1. Compreender e usar os códigos musicais
2. Reconhecer as diferentes épocas históricas e respetiva produção musical
3. Identificar, selecionar e adaptar repertório a grupos musicais específicos
4. Conceber arranjos musicais vocais/instrumentais

Programa

MÓDULO I (Técnicas de Composição)

1. CONTRAPONTO
1.1. Contraponto simples a 2 vozes.
1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª Espécie.
1.2. O tratamento do texto.
Escrita de um “Benedictus” ou um “Kyrie” a duas vozes.

MÓDULO II (Análise)
1. Análise Funcional.
1.1. Funções tonais.
1.1.1. Graus da Escala e suas funções.
1.1.2. Notas ornamentais.
1.2. Acordes de Quarta e Sexta.
1.3. Acordes de Sexta consecutivos.
1.3.1. Sequências harmónicas.
1.4. Dominantes Secundárias.
1.4.1. Resolução regular.
1.4.2. Resolução irregular.
1.4.3. Dominantes Secundárias consecutivas.
1.5. Modulações.
1.5.1. Modulações a tons próximos.
1.5.2. Modulações a tons afastados.
1.6. Acordes de Sétima Diminuta.
1.6.1. Modulações utilizando acordes de sétima diminuta.
1.7.Sexta Napolitana.
1.7.1. Modulações com o acorde de Sexta Napolitana.
1.8. Acordes de Sexta Aumentada.
1.8.1. Italiana.
1.8.2. Alemã.
1.8.3. Francesa.
1.8.4. Modulações empregando os acordes de sexta Aumentada.

Docente(s) responsável(eis)

Rui Manuel dos Reis Ferreira

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Avaliações de Técnicas de Composição - 50.0%
  • - Avaliações de Análise - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

ALDWELL, Edward / SCHACHTER, Carl (1989): Harmony and Voice Leading, Orlando, Harcourt Brace Javano Publishersvich
Arlim, Mary; Lord, Charles; Ostrander, Arthur e Porterfield, Marjorie – Music Sources, A Collection of Excerpts and Complete Movements (second edition), New Jersy, Prentice Hall.
KOELLREUTTER, Hans Joachim: Contraponto Modal do século XVI (Palestrina), Brasília, Brasília Artes Gráficas
LAMAS, Elisa (2008): Sebenta de Harmonia, Lisboa, Juventude Musical Portuguesa
PISTON, Walter (1984): Orquestácion, Madrid, Real Musical
REGER, Max (1978): Contribuciones al estudio de la modulación, Madrid, Real Musical
SCHOENBERG, Arnold (1974):Tratado de Armonía, Madrid, Real Musical
SCHOENBERG, Arnold (1989): Fundamentos de La Composicion Musical, Madrid, Real Musical