Análise e Técnicas de Composição 3

Métodos de Ensino

Dado o cariz teórico-prático da unidade curricular, serão utilizadas metodologias expositivas e activas na apresentação dos diferentes conteúdos a abordar, recorrendo ao trabalho autónomo, colaborativo e cooperativo dos alunos.

 

Os alunos que optam pela avaliação continua/periódica serão avaliados da seguinte forma:

Minueto – 20%

Redução para piano – 20%

Orquestração de uma obra originalmente escrita para piano – 30%

Orquestração de uma obra para uma instrumentação variada – 30%

Avaliação por exame:

Exame escrito – 100%

Resultados de Aprendizagem

1. Compreender e usar os códigos musicais.

2. Reconhecer as diferentes épocas históricas e respectiva produção musical.

3. Identificar, seleccionar e adaptar repertório a grupos musicais específicos.

4. Conceber arranjos musicais vocais/instrumentais.

Programa

1. Escrita para quarteto de cordas (continuação)

        1.1 Escrita de minuetos para quarteto de cordas.

2. Orquestração

         2.1 Os instrumentos da orquestra sinfónica e a sua organização na

                partitura

         2.2 O tutti em uníssono e à oitava

         2.3 Textura polifónica

                 2.3.1 Plano principal, plano médio e plano de fundo

         2.4 Textura homofónica

                 2.4.1 Orquestração de acordes com diferentes texturas.

3 .Redução para piano de obras para formação de câmara ou orquestra.

4. Orquestração de obras escritas originalmente para piano

5. Orquestração para diferentes formações de obras de várias épocas e

     estilos.    

              

Docente(s) responsável(eis)

Rui Manuel dos Reis Ferreira

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Orquestração de obras - 60.0%
  • - Minueto - 20.0%
  • - Redução para piano - 20.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Adler, S. (1989): The study of orchestration. W. W. Norton & Company, Inc.

Casela, A., & Mortari, V. (2004): The technique of contemporary orchestration. Ricordi.

De Ségur, L. G. (2016): A handbook of orchestration. Forgotten Books.

Feger, Y. (1999): La composition musicale: Arrangement (vol.3). Yves Feger productions.

Forsyth, C. (2013): Orchestration. Dover Publications.

Mancini, H. (1993): Sounds and scores: Pratical guide to professional orchestration. Warner Bros. Publications Inc.

Piston, W. (1955): Orchestration. W. W. Norton & Company, Inc.

Rimsky-Korsakov, N. (1965): Priciples of orchestration. Dover Publications.

Russo, W. (1973): Composing for the Jazz orchestra. The University of Chicago Press.

Sandred, O. (2022): The musical fundamentals of computer assisted composition. Audiospective Media

Wittall, A. (2020): Musical composition in the twentieth century. Oxford University Press.