Métodos de Ensino
As aulas serão predominantemente práticas centradas nas técnicas vocais base e interpretação de reportório diverso.
Os alunos podem optar por avaliação contínua/periódica ou por avaliação por exame da época normal.
Na avaliação contínua, tendo por base a obrigatoriedade de frequência de 75% das aulas lecionadas, os critérios a aplicar são: Leitura – 30%; Técnica vocal – 40%; Interpretação – 30%.
Na avaliação por exame da época normal, tendo por base a obrigatoriedade de frequência de 75% das aulas lecionadas, os critérios a aplicar são: Leitura – 30%; Técnica vocal – 40%; Interpretação – 30%.
Os alunos podem inscrever-se em exame na época de recurso, desde que tenham frequentado, pelo menos 75% das aulas lecionadas.
No caso de avaliação por exame (época normal e recurso), com 2 peças a indicar pelos docentes, o candidato deverá assegurar a presença de, no mínimo, 1 cantor por naipe (SATB).
Resultados de Aprendizagem
– Desenvolver o sentido rítmico e acuidade auditiva;
– Promover o gosto pela prática musical de conjunto;
– Criar condições que permitam o domínio mental da leitura musical;
– Cultivar e desenvolver a audição interior e a audição seletiva;
– Desenvolver técnicas vocais que permitam o bom desempenho na realização de música coral.
– Criar condições para o reconhecimento de uma interpretação estética correta.
– Aplicar técnicas de melhoramento vocal em contextos de expressão, educação, formação e animação musical.
– Aplicar as técnicas vocais diferenciadas e adaptadas aos diferentes contextos;
– Conhecer a fisionomia do aparelho fonador.
Programa
-Técnica vocal:
Respiração
Relaxamento
Postura
Colocação de voz
Afinação
Ressonância
Registo
Articulação
-Leitura e execução de repertório coral diverso
Métodos de Avaliação
- - Interpretação - 30.0%
- - Leitura - 30.0%
- - Técnica vocal - 40.0%
- - Interpretação - 30.0%
- - Leitura - 30.0%
- - Técnica vocal - 40.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Heizmann, K. (2003). Vocal warm-ups. Schott.
Kemp, M. (2014). Innovative warm-ups for the volunteer choir. GIA Publications.
Robinson, R., & Althouse, J. (1995). The complete choral warm-up book. Alfred Publishing.
Nota: A bibliografia referente à seleção repertorial, dado ser condicionada pela amostra de naipes, será disponibilizada no decorrer de cada semestre.