Coro 5

Métodos de Ensino

As aulas serão predominantemente práticas centradas nas técnicas vocais base e interpretação de reportório diverso.

 

Os alunos podem optar por avaliação contínua/periódica ou por avaliação por exame da época normal.

 

Na avaliação contínua, tendo por base a obrigatoriedade de frequência de 75% das aulas lecionadas, os critérios a aplicar são: Leitura – 30%; Técnica vocal – 40%; Interpretação – 30%.

 

Na avaliação por exame da época normal, tendo por base a obrigatoriedade de frequência de 75% das aulas lecionadas, os critérios a aplicar são: Leitura – 30%; Técnica vocal – 40%; Interpretação – 30%.

 

Os alunos podem inscrever-se em exame na época de recurso, desde que tenham frequentado, pelo menos 75% das aulas lecionadas.

No caso de avaliação por exame (época normal e recurso), com 2 peças a indicar pelos docentes, o candidato deverá assegurar a presença de, no mínimo, 1 cantor por naipe (SATB).

Resultados de Aprendizagem

– Desenvolver o sentido rítmico e acuidade auditiva;

– Promover o gosto pela prática musical de conjunto;

– Criar condições que permitam o domínio mental da leitura musical;

– Cultivar e desenvolver a audição interior e a audição seletiva;

– Desenvolver técnicas vocais que permitam o bom desempenho na realização de música coral.

– Criar condições para o reconhecimento de uma interpretação estética correta.

– Aplicar técnicas de melhoramento vocal em contextos de expressão, educação, formação e animação musical.

– Aplicar  as técnicas vocais diferenciadas e adaptadas aos diferentes contextos;

– Conhecer a fisionomia do aparelho fonador.

Programa

-Técnica vocal:

Respiração

Relaxamento

Postura

Colocação de voz

Afinação

Ressonância

Registo 

Articulação

-Leitura e execução de repertório coral diverso

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Interpretação - 30.0%
  • - Leitura - 30.0%
  • - Técnica vocal - 40.0%
Exame
  • - Interpretação - 30.0%
  • - Técnica vocal - 40.0%
  • - Leitura - 30.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Heizmann, K. (2003). Vocal warm-ups. Schott.

Kemp, M. (2014). Innovative warm-ups for the volunteer choir. GIA Publications.

Robinson, R., & Althouse, J. (1995). The complete choral warm-up book. Alfred Publishing.

Nota: A bibliografia referente à seleção repertorial, dado ser condicionada pela amostra de naipes, será disponibilizada no decorrer de cada semestre.