Introdução à Direção Coral e Instrumental

Métodos de Ensino

– Trabalho individual no tocante a leitura de partituras e coordenação gestual.

– Trabalho de grupo nas realizações das partituras, sua análise, direcção, audições, sessões de técnica e debates sobre interpretação.

– Exercícios de leitura de partituras em diagonal, na vertical, na horizontal, com e sem solicitação à audição interior.

– Exercícios de técnica vocal, respiração, posicionamento vocal, trato vocal, passagens, e equilíbrio tímbrico.

– Exercícios de técnica instrumental.

 

Avaliação contínua:

Técnica de gesto/Marcação de padrões – 50% 

Leitura de partituras – 20%

Aquecimento/Tons – 30%

Avaliação por exame:

Exame – 100%

 

Resultados de Aprendizagem

– Desenvolver a coordenação gestual, quando aplicada à leitura de partituras.

– Desenvolver técnicas de leitura de partituras e especificidades de escrita.

– Adquirir técnicas de direcção coral e instrumental.

– Desenvolver capacidades de análise estilística e estética.

– Adquirir conhecimento específico de cada instrumento ou voz, respectivas famílias e desempenho na orquestra ou no coro.

Programa

– Coordenação motora e gestual. Técnicas e desempenho.

– Coordenação gestual e desdobramento manual, com realização de marcação metronómica e de expressão.

– Direcção polifónica contemplando entradas, “Arsis”, “Thesis”, dinâmicas, agógicas, respirações, ataques, “fermatas”, suspensões, discurso musical, estilo e pressupostos estéticos.

– Técnica de gesto:

            Padrões (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, e 12) simétricos e assimétricos;

            Entradas e finais;

            Tempo e contra-tempo.

– O aquecimento coral.

– Leitura e análise de partituras corais a 4 vozes:

            Redução harmónica;

            Cantar uma voz e tocar outra voz no piano.

– Leitura e análise de partituras de quartetos de cordas.

– Leitura e análise de partituras para orquestra:

            Leitura das linhas dos instrumentos transpositores.

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Leitura de partituras - 20.0%
  • - Técnica de gesto / Marcação de padrões - 50.0%
  • - Aquecimento / Tons - 30.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Beck, A. (2013). Vocalize! Alfred Music Publishing.

Brinegar, D. (2020). Conducting primer: Seven principles of choral conducting. Goshpa publications.

Heizmann, K. (2003). Vocal warm-ups: 200 exercises for chorus and solo singers. Schott Music.

Kemp, M. (2005). Innovative warm-Ups for the volunteer choir: Creative concepts to improve choral sound. GIA Publications.

Labuta, J., & Mattews, W. (2018). Basic conducting thecniques (7th ed.). Routledge.

Robinson, R., & Althouse, J. (1995). The complete choral warm-up book: A sourcebook for choral directors. Alfred Music.

Willetts, S. (2000). Beyond the downbeat: Choral rehearsal skills and techniques. Abingdon Press.