Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
O processo de aprendizagem articula aulas teórico-práticas de metodologias ativas e interativas centradas no problema, com enfâse na reflexão crítica dos temas do programa. Através de: 1) Método expositivo: de modo a fundamentar conceitos teóricos elementares, novos e complexos que exigem uma abordagem formativa; 2) análise crítica e discussão activa de artigos científicos; 3) Contacto e manuseamento de instrumentos teórico-práticos que promovem a compreensão dos temas propostos; 4) Role-playing como técnica pedagógica interactiva e colaborativa que desenvolve no estudante a capacidade de reflexão crítica e de auto-reflexão, de interacção e a criatividade.
Resultados de Aprendizagem
1. Adquirir e integrar conhecimentos elementares e necessários para uma compreensão global do envelhecimento humano como um processo desenvolvimental ao longo da vida.
2. Compreender a velhice como uma fase de desafios e oportunidades de desenvolvimento pessoal, social e familiar.
3. Desenvolver uma atitude e capacidade de reflexão crítica face aos estereótipos em torno da adultez e velhice, e acerca dos desafios impostos pelo envelhecimento das sociedades.
4. Compreender a indissociabilidade do desenvolvimento individual e familiar.
5. Conhecer as principais caraterísticas das redes sociais de pessoas idosas e famílias envelhecidas.
6. Conhecer as principais tarefas e desafios do ciclo de vida familiar nas famílias envelhecidas.
7. Conhecer as necessidades dos cuidadores (in)formais de pessoas idosas.
Programa
1. Envelhecimento como processo desenvolvimental ao longo da vida.
2. Imagem pessoal e social da velhice: manifestações, implicações e desmistificação de mitos e preconceitos.
3. Envelhecimento: ciclo evolutivo pessoal e social e respetivas oportunidades de desenvolvimento. Principais características das pessoas idosas e suas relações intra e intergeracionais.
4. Desenvolvimento no fim de vida: desafios e oportunidades.
4.1. Principais modelos conceptuais.
4.2. Finitude, revisão e integração de vida.
4.3. Construção da integridade do ego e da gerotranscendência.
4.4. O papel do perdão na velhice.
4.5. Indissociabilidade do desenvolvimento individual e familiar: perspetiva sistémica do desenvolvimento individual e familiar na velhice.
5. Cuidados familiares ou informais e outros sistemas formais de apoio: principais modelos conceptuais, necessidades e motivações dos cuidadores
6. Famílias envelhecidas: muito mais do que um ato de cuidar. Desenvolvimento familiar na velhice: o ciclo de vida familiar e desafios e tarefas do último estádio das famílias envelhecidas. A construção da integridade familiar.
7. Novos reptos das famílias envelhecidas: diversidade familiar na velhice.
8. Principais modelos de intervenção familiar e em rede social de famílias envelhecidas.
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Teste - 60.0%
- - Apresentação de trabalho em grupo (escrito e oral) - 40.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
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