Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
As aulas assumem carácter dinâmico, integrando: 1) combinação de exposições sistematizadas de informações e conhecimentos com análises críticas, baseadas em textos científicos; 2) contacto com profissionais e com práticas gerontológicas desenvolvidas em contextos diversos.
Resultados de Aprendizagem
1. Reconhecer a Gerontologia como um campo de conhecimento e de práticas profissionais multidisciplinar.
2. Compreender o envelhecimento como um fenómeno biopsicossocial.
3. Interiorizar que a prática profissional da Gerontologia assenta num paradigma de prática centrada na evidência.
4. Conhecer os contextos de intervenção gerontológica e identificar práticas gerontológicas.
5. Definir o perfil de atuação do profissional em Gerontologia.
Programa
1. O estudo do Envelhecimento: a perspetiva biológica, a perspetiva social e a perspetiva psicológica.
2. Envelhecimento: um fenómeno biopsicossocial.
3. Longevidade e esperança de vida.
4. Modelos de envelhecimento ativo, saudável e bem-sucedido.
5. A emergência e desenvolvimento da Gerontologia como área do saber e como campo de investigação atuação e de inovação.
6. Prática Gerontológica Integrada Baseada na Evidência: contextos e práticas profissionais.
7. O papel do Gerontólogo: a construção de uma identidade profissional.
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Portfolio reflexivo sobre todos os conteúdos da UC - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Baltes, P., & Baltes, M. (1990). Psychological perspectives on successful aging: The model of SOC. In P.B. Baltes & M.M. Baltes (eds.), Successful aging. Perspectives from the behavioral sciences (pp. 1-34). Cambridge University Press.
Blackburn, J., & Dulmus, C. (Eds.) (2012). Handbook of gerontology: Evidence-based approaches to theory, practice, and policy. Wiley.
Fernández-Ballesteros, R. (2009). Envejecimiento Activo: Contribuciones de la Psicologia. Pirámide.
Kahana, J., & Kahana, E. (2017). Disability and aging: Learning from both to empower the lives of older adults. Lynne Rienner.
Paúl, C., & Ribeiro, O. (2012). Manual de Gerontologia: aspetos biocomportamentais, psicológicos e sociais do envelhecimento. Lidel.
Roberts, A., & Yeager, K. (Eds.) (2004). Evidence-based practice manual: Research and outcome measures in health and human services. Oxford University Press.
Rowe, J. W., & Kahn, R. L. (1998). Successful aging. Pantheon.
WHO (2020). Decade of Healthy Ageing 2020–2030. WHO.