Introdução à Gerontologia

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

As aulas assumem carácter dinâmico, integrando: 1) combinação de exposições sistematizadas de informações e conhecimentos com análises críticas, baseadas em textos científicos; 2) contacto com profissionais e com práticas gerontológicas desenvolvidas em contextos diversos. 

Resultados de Aprendizagem

1. Reconhecer a Gerontologia como um campo de conhecimento e de práticas profissionais multidisciplinar.

2. Compreender o envelhecimento como um fenómeno biopsicossocial.

3. Interiorizar que a prática profissional da Gerontologia assenta num paradigma de prática centrada na evidência.

4. Conhecer os contextos de intervenção gerontológica e identificar práticas gerontológicas.

5. Definir o perfil de atuação do profissional em Gerontologia.

Programa

1. O estudo do Envelhecimento: a perspetiva biológica, a perspetiva social e a perspetiva psicológica.

2. Envelhecimento: um fenómeno biopsicossocial.

3. Longevidade e esperança de vida.

4. Modelos de envelhecimento ativo, saudável e bem-sucedido.

5. A emergência e desenvolvimento da Gerontologia como área do saber e como campo de investigação atuação e de inovação.

6. Prática Gerontológica Integrada Baseada na Evidência: contextos e práticas profissionais.

7. O papel do Gerontólogo: a construção de uma identidade profissional.

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Portfolio reflexivo sobre todos os conteúdos da UC - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Baltes, P., & Baltes, M. (1990). Psychological perspectives on successful aging: The model of SOC. In P.B. Baltes & M.M. Baltes (eds.), Successful aging. Perspectives from the behavioral sciences (pp. 1-34). Cambridge University Press.

Blackburn, J., & Dulmus, C. (Eds.) (2012). Handbook of gerontology: Evidence-based approaches to theory, practice, and policy. Wiley.

Fernández-Ballesteros, R. (2009). Envejecimiento Activo: Contribuciones de la Psicologia. Pirámide.

Kahana, J., & Kahana, E. (2017). Disability and aging: Learning from both to empower the lives of older adults. Lynne Rienner.

Paúl, C., & Ribeiro, O. (2012). Manual de Gerontologia: aspetos biocomportamentais, psicológicos e sociais do envelhecimento. Lidel.

Roberts, A., & Yeager, K. (Eds.) (2004). Evidence-based practice manual: Research and outcome measures in health and human services. Oxford University Press.

Rowe, J. W., & Kahn, R. L. (1998). Successful aging. Pantheon.

WHO (2020). Decade of Healthy Ageing 2020–2030. WHO.