Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Os conteúdos centram-se na elaboração, execução e avaliação de um projeto de intervenção em contexto, orientadas pelo docente e acompanhadas pelo profissional da instituição/ organização.
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se, com esta unidade curricular, que os estudantes:
1) Construam experiências de atuação profissional em contexto institucional e comunitário.
2) Se capacitem para as atividades/ funções que poderão vir a desempenhar, de acordo com os perfis estabelecidos para a Licenciatura em Gerontologia.
3) Sejam capazes de compreender problemáticas relacionadas com o ciclo de vida, identificar e analisar as necessidades individuais, de um grupo ou de uma comunidade, conceber e implementar estratégias dinâmicas de intervenção gerontológica.
Programa
A Iniciação à Prática Profissional consiste na elaboração e execução de um projeto de intervenção, apoiado em evidência obtida a partir de uma avaliação de necessidades que envolva as dimensões pessoal, familiar, institucional e comunitária (incorporando instrumentos válidos, confiáveis e adaptados à população Portuguesa). Para tal, os estudantes serão integrados numa instituição/ organização que providencie serviços, programas e projetos que visem a pessoa mais velha, suas famílias e comunidades envolventes (e.g. municípios, ERPIS, CD, UTIS, CLDS, associações, etc.), com as quais a ESEC já tem protocolo de cooperação ou venha a ter. Os estudantes deverão cumprir 7 horas semanais (1 dia por semana), durante 15 semanas (num total de 105 h de estágio), na instituição/ organização de acolhimento. Durante este período deverão desenvolver um projeto ajustado ao contexto (baseado na evidência recolhida) e executar e avaliar uma intervenção. Esta experiência, em contexto de trabalho, será orientada em sala de aula pelo docente responsável pela UC, e acompanhada por um profissional da instituição/ organização de acolhimento.
Métodos de Avaliação
- - Relatório do trabalho desenvolvido - 50.0%
- - Apresentação oral do relatório - 25.0%
- - Póster - 25.0%
Estágio(s)
SIM
Bibliografia
Bastos, A., Faria, C., Pimentel, H., & Silva, S. (2020). Capacitar para a 4.ª idade. Manual de práticas de base comunitária. IPVC
Callahan, J. (2019). Ageing in place. Routledge
Fonseca, A. (2018). Ageing in place. Boas práticas em Portugal. Fund. C. Gulbenkian & Un. Católica
Neves, B., & Vetere, F. (2018). Ageing and digital technology. Designing and evaluating emerging technologies for older adults. Springer
Ribeiro, O., & Paúl, C. (2011). Manual de envelhecimento activo. Lidel
Schieffer, U., Dobel, L., Batista, A., et al. (2006). MAPA. Manual de Planeamento e Avaliação de Projetos. Principia
Walker, A. (2019). The future of ageing in Europe. Making an asset of longevity. Palgrave
Soeiro, D., & Parreiral, S. (2018). Case Study Letters for Life, Portugal. UNESCO
Zaidi, A., Harper, S., Howse, K., Lamura, G., & Perek, J. (2018). Building evidence for active ageing policies. Active ageing index and its potencial. Palgrave.
WHO (2007). Global age-friendly cities: A guide. WHO