Ética e Deontologia

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino assumem um carácter ativo, participativo e dinâmico, integrando uma combinação de exposições teóricas com exposição e análise de incidentes críticos, debates, pesquisa, entre outras atividades diversificadas.

Resultados de Aprendizagem

1.Conhecer os direitos humanos e os direitos das pessoas mais velhas.

2.Conhecer os conceitos de ética e bioética em relação às questões sociais e de saúde colocadas pelo envelhecimento.

3.Conhecer o enquadramento jurídico em questões relacionadas com a pessoa mais velha, família, instituições e sociedade civil.

4.Caracterizar a conduta ética do profissional em Gerontologia, considerando os vários contextos de atuação profissional.

5.Orientar o trabalho, as intervenções e as práticas gerontológicas com e em defesa das pessoas idosas, no respeito pelos princípios éticos e pela legislação em vigor.

Programa

1. Direitos Humanos – fundamentos e evolução.

2. Direitos Humanos e envelhecimento.

3. Ética e Bioética.

4. Bioética e Direitos Humanos: Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos.

5. Bioética e envelhecimento.

6. Direito e Gerontologia.

7. Direitos da pessoa mais velha e responsabilidade social: enquadramento jurídico-legal.

8. Conduta ética e deontológica do profissional de Gerontologia.

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Parte teórica - 50.0%
  • - Parte prática - 50.0%
Avaliação Contínua
  • - Análise crítica de casos práticos - 50.0%
  • - Prova escrita - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Almeida, C., & Souza, D. (2018). O lugar do idoso na família portuguesa: Uma breve análise sociológica e jurídica. Acta Científica, 27 (2), 51-77

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