Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino assumem um carácter ativo, participativo e dinâmico, integrando uma combinação de exposições teóricas com exposição e análise de incidentes críticos, debates, pesquisa, entre outras atividades diversificadas.
Resultados de Aprendizagem
1.Conhecer os direitos humanos e os direitos das pessoas mais velhas.
2.Conhecer os conceitos de ética e bioética em relação às questões sociais e de saúde colocadas pelo envelhecimento.
3.Conhecer o enquadramento jurídico em questões relacionadas com a pessoa mais velha, família, instituições e sociedade civil.
4.Caracterizar a conduta ética do profissional em Gerontologia, considerando os vários contextos de atuação profissional.
5.Orientar o trabalho, as intervenções e as práticas gerontológicas com e em defesa das pessoas idosas, no respeito pelos princípios éticos e pela legislação em vigor.
Programa
1. Direitos Humanos – fundamentos e evolução.
2. Direitos Humanos e envelhecimento.
3. Ética e Bioética.
4. Bioética e Direitos Humanos: Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos.
5. Bioética e envelhecimento.
6. Direito e Gerontologia.
7. Direitos da pessoa mais velha e responsabilidade social: enquadramento jurídico-legal.
8. Conduta ética e deontológica do profissional de Gerontologia.
Métodos de Avaliação
- - Parte teórica - 50.0%
- - Parte prática - 50.0%
- - Análise crítica de casos práticos - 50.0%
- - Prova escrita - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Almeida, C., & Souza, D. (2018). O lugar do idoso na família portuguesa: Uma breve análise sociológica e jurídica. Acta Científica, 27 (2), 51-77
Aroso, J. (2021). Os novos idosos – Envelhecimento ativo e Direito. Livraria Almedina.
Barchifontaine, C., & Pessini, L. (2006). Bioética e longevidade humana. Loyola
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Gomes, C., & Neves, A. (2020). Direito e direitos dos idosos. Editora AAFDL.
Mariz, E., & Lamela, D. (2009). Pesquisa em ética e deontologia na Gerontologia. Reflexões para o desenvolvimento de um código deontológico em Portugal. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, 12(2), 283-294
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Reamer, F. (2006). Social work values and ethics. Columbia Univ. Press
Schweda, M., Pfaller, L., Brauer, K., Adloff, F., & Schicktanz, S. (2017). Planning later life. Bioethics and public health inageing societies. Routledge
UNESCO (2005). Declaração universal sobre Bioética e Direitos Humanos. UNESCO.