Conhecimentos de Base Recomendados
Articulação dos conhecimentos apreendidos nas unidades curriculares do 1º e 2º ano da licenciatura.
Métodos de Ensino
A metodologia abrange duas vertentes:
1. A intervenção: através das horas de contacto, onde será formulado um projeto de intervenção, com o respetivo recorte do público-alvo, das temáticas a serem exploradas e das estratégias previstas para as diversas etapas do projeto.
2. Desenvolvimento das ações de intervenção previstas através da implementação prática do projeto.
Resultados de Aprendizagem
1.Questionar, debater e refletir o(s) lugar(es) do teatro, suas práticas e linguagens, na sociedade contemporânea.
2. Perspectivar diferentes formas e ângulos de abordagem às práticas e linguagens do teatro em contextos diversos de intervenção.
3. Conceber, planificar e pôr em prática atividades nativas do teatro (por exemplo: sessões de expressão dramática, leitura(s) encenada(s), espetáculo(s), etc.) que proporcionem a intervenção dialógica com uma comunidade.
Programa
1. A inserção do tema/texto no contexto sociocultural contemporâneo e os fundamentos do projeto de intervenção. Determinação das questões mais relevantes para a formulação do projeto de intervenção.
2. Determinação do público-alvo, do tipo de intervenção pretendida e das estratégias concebidas para essa intervenção. A escolha do tema/texto: critérios determinantes, definição de recursos necessários para a elaboração dos projetos.
3. Concretização dos projetos com a comunidade.
Docente(s) responsável(eis)
Pedro Miguel Gonçalves de Lamas e SousaMétodos de Avaliação
- - Pontualidade, empenho, iniciativa e contribuição para o trabalho em grupo - 30.0%
- - Participação na formulação do projeto de intervenção - 35.0%
- - Qualidade do trabalho dramatúrgico e cénico - 35.0%
Estágio(s)
SIM
Bibliografia
BENJAMIN, W. (2012). Magia e técnica, arte e política. Editora Brasiliense.
BROOK, P. (2016). O espaço vazio. Orfeu Negro.
___________(2011). A porta aberta: reflexões sobre a interpretação e o teatro (A. Mercado Trad.). Civilização Brasileira.
BRECHT, B. (2005). Escritos sobre teatro. Nova Fronteira.
GUÉNOUN, D. (2003). A exibição das palavras: uma idéia (política) do teatro. Teatro do Pequeno Gesto.
GUIMARÃES, R. (2017). Desobedecer às indústrias culturais. Deriva Editores.
GUINSBURG, J., NETTO, J.T.C. & CARDOSO, R.C. (2006). Semiologia do Teatro. Editora Perspectiva.
STANISLAVSKI, C. (2017). O trabalho do ator: diário de um aluno. Martins Fontes.
_________________(2008). An actor’s work; a student’s diary. Routledge.
PIRES, P. C. (2017). Manual de produção das artes do espectáculo. Chiado Editora.
RODRIGUES, V. (2022). Modus Operandi – Produção e Gestão nas Artes Performativas. Caleidoscópio.