Métodos de Ensino
Proposta de projeto (30%).
Relatório final (50%).
Apresentação oral (20%).
Resultados de Aprendizagem
Desenvolver competências de planeamento e execução de projetos de investigação científica.
Capacitar os estudantes para selecionar metodologias apropriadas às questões de pesquisa.
Fomentar a aplicação prática de conhecimentos teóricos na análise de problemas relacionados com os Novos Media.
Programa
Planeamento do Projeto de Investigação:
Definição do tema, problema e objetivos de investigação.
Construção de hipóteses ou questões de pesquisa.
Revisão bibliográfica e estruturação do enquadramento teórico.
Metodologias de Investigação:
Métodos qualitativos: entrevistas, análise de conteúdo, estudos de caso.
Métodos quantitativos: inquéritos, análise estatística.
Métodos mistos e suas aplicações.
Execução do Projeto:
Coleta de dados: técnicas e ferramentas.
Organização e análise de dados.
Discussão preliminar dos resultados.
Apresentação do Projeto:
Elaboração do relatório de projeto.
Comunicação dos resultados em apresentações orais e visuais.
Docente(s) responsável(eis)
Gil António Baptista FerreiraMétodos de Avaliação
- - Proposta projeto - 30.0%
- - Relatório final - 50.0%
- - Apresentação oral - 20.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bryman, A. (2016). Social Research Methods. Oxford University Press.
Creswell, J. W., & Creswell, D. J. (2018). Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches. Sage Publications.
Babbie, E. (2020). The Practice of Social Research. Cengage Learning.
Silverman, D. (2020). Doing Qualitative Research. Sage.
Saunders, M., Lewis, P., & Thornhill, A. (2019). Research Methods for Business Students. Pearson.
Flick, U. (2014). An Introduction to Qualitative Research. Sage Publications.
Course: Research Project in Social Communication and New Media
1. Objectives
Develop skills in planning and conducting scientific research projects.
Enable students to select appropriate methodologies for research questions.
Foster the practical application of theoretical knowledge to analyze issues related to New Media.